TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Historia da psicologia

Por:   •  19/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.776 Palavras (12 Páginas)  •  493 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

hiSTÓRIA DA PSICOLOGIA

Estudo dirigido

componentes:

  • regiane s. a. senhorini
  • juliane soares sanguinete
  • vitor augusto de mendonça felipe
  • jonathan OTONI DOS SANTOS
  • isabela marta figueiredo de oliveira
  • maurício antonio jorge sobrinho
  • TALITA LORENA DE FREITAS
  • ROSANA DE PAULA LEMOS

Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia, para a disciplina

_______________

Prof. Alex Fernandes Magalhães

Belo Horizonte

2016

ESTUDO DIRIGIDO – 10 PONTOS

Data de entrega: 28/03/2016

Orientações:

a) A atividade em grupos de até 6 pessoas e deverá ser entrega na data específica;

b) A atividade servirá ainda como roteiro de estudos para a avaliação bimestral.

1) Como você definiria o termo Psicologia? Explique as dificuldades que são inerentes ao termo e sua história.

2) Enquanto campo de conhecimento científico, a Psicologia busca seguir características

específicas que a legitimam na sociedade contemporânea? Quais seriam essas características de cientificidade? Explique-as.

3) Qual a relevância de se estudar a história das ideias psicológicas? Justifique.

4) Descreve as principais contribuições da filosofia na Antiguidade para o desenvolvimento das ideias psicológicas, em especial:

A – Pré-socráticos;

B – Sócrates;

C – Platão;

D – Aristóteles.

5) Na Idade Média as ideias psicológicas ficaram voltadas à questão da ascensão e do desenvolvimento da interioridade a partir da conexão com a espiritualidade e, por isso, foram importantes as contribuições dos filósofos da época, tais como Santo Agostinho e Tomás de Aquino. Descreva suas principais contribuições.

6) Qual a importância do Positivismo (Paradigma que tomava como referência as Ciências Naturais) para o desenvolvimento da Psicologia? Justifique.

7) Como se institucionaliza a Psicologia moderna? Descreva:

A – O contexto de desenvolvimento (Localidade e ano);

B – O principal nome ligado ao advento da Psicologia científica;

C – O método usado nos trabalhos desenvolvidos.

8) O que é Estruturalismo e quais suas principais características?

9) Qual escola se opõe ao Estruturalismo? Como ela se desenvolve e quais suas características gerais?

10) Podemos dizer que a Psicologia moderna surge, de certa forma compromissada com o Capitalismo. Por quê? Justifique. 

RESPOSTAS

  1. A psicologia é uma ciência recente e cheia de possibilidades. É o estudo científico dos processos mentais e do comportamento do ser humano e as suas interações com o ambiente físico e social.

Definir a psicologia como ciência é uma tarefa árdua e complicada, devido às grandes dificuldades encontradas no percorrer de sua história. A história da psicologia é a história do pensamento sobre a consciência, o inconsciente, e o comportamento humano. Temos uma psicologia aliada à filosofia para entender os processos da razão, pensamento, sentimento e percepção. Temos uma psicologia aliada a expressões artísticas, literárias e existenciais para entender a irracionalidade e a criatividade. E, temos também uma psicologia aliada com a fisiologia para entender o comportamento enquanto função da ação do sistema nervoso.

A psicologia não é um campo unitário, há uma grande diversidade de teorias. Observamos as modificações conceituais decorrentes dos valores e teorias dominantes nos diferentes momentos da história.

As quatro perguntas "o que é? como é? por que é? e para que é" servirão de guia para comparação entre os grandes pensadores da psicologia. Curiosamente, as perguntas referem-se, respectivamente, ao que se entende hoje como as quatro grandes áreas da filosofia. Então, "o que é" aponta para a necessidade de uma definição ontológica ou metafísica (o que é um fato psicológico), "como é" requer uma justificativa epistemológica (como posso conhecer um fato psicológico) "por que é" exige uma explicação lógica (por que tal fato psicológico é assim) e "para que é" aponta para uma preocupação ética (quais as implicações morais do conhecimento e manipulação deste tal fato psicológico).

Para ser considerada ciência é necessário que haja um objeto de estudo, e a psicologia tem uma grande diversidade de objetos, no sentido mais amplo, o objeto de estudo da psicologia é o homem.

A psicologia é um ramo das ciências humanas e a sua identidade, isto é, aquilo que a diferencia, pode ser obtida considerando-se que cada um desses ramos enfoca de maneira particular o objeto homem, construindo conhecimentos distintos e específicos a respeito dele. A psicologia ainda não consegue explicar muitas coisas sobre o homem, pois é uma área da ciência relativamente nova.

A psicologia vem se estabelecendo apesar das dificuldades.

A dificuldade é o fato de existirem dois tipos de psicologia: e de senso comum e a científica.

As pessoas, através do senso comum, têm um domínio, mesmo que superficial do conhecimento acumulado pela Psicologia Científica.

Outra dificuldade é que um conhecimento para ser considerado científico requer um objeto específico de estudo. A Psicologia é uma ciência humana, estuda o homem, e, portanto jamais terá um único paradigma, confiável.

Outro motivo que contribui para dificultar uma clara definição do objeto da Psicologia é o fato de o cientista, o pesquisar ser confundido com o objeto a ser pesquisado, afinal, ele também é um ser humano.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.4 Kb)   pdf (268.5 Kb)   docx (317.2 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com