História Da Psicologia
Casos: História Da Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: luizateylonn • 9/10/2014 • 3.839 Palavras (16 Páginas) • 773 Visualizações
Aborde o Zeitgeist do século XIX e faca um breve apanhado sobre as ideias psicoogicas que emergiram durante o seculo XIX.
Muitas descobertas e avanços foram registrados no século XIX em diversas áreas importantes, como a filosofia, as ciências naturais, a física e a medicina. O desenvolvimento da ciência foi intenso no século XIX. Por essa razão, esse período ficou conhecido como o século das Ciências.
A pesquisa científica avançou no século XIX a partir de um processo de racionalização. Os grandes feitos da ciência nesse período foram influenciados pela Revolução Francesa, pela Revolução Industrial e pelo Positivismo, provocando profundas mudanças na economia, na ciência e na tecnologia. Além disso, os resultados apresentados por Charles Darwin representam uma importante ruptura com os paradigmas religiosos. Ao demonstrar a Origem das Espécies Darwin questionando as ideias de sua origem divina até então dominantes.
Na Medicina, muitas doenças passaram a contar com remédios e vacinas, o que aumentou a expectativa de vida da população.
No inicio do século tendem a considerar a Psicologia como parte da metafísica Preocupação com desenvolvimento das faculdades psíquicas das crianças: inteligência, sensações, vontade. A psicologia adquiria o estatuto da ciência autônoma na Europa e, em seguida, nos Estados Unidos, Influencia das idéias de Sigmund Freud, retratando os problemas psicológicos são causados pela repressão sexual.
A partir do século XIX, a criação passou a receber um tratamento mais científico, proporcionado pelo desenvolvimento da Psicologia. As principais contribuições foram o associacionismo, a teoria da Gestalt e a psicanálise. Essas contribuições seriam uma das bases para a formação dos conceitos modernos de criatividade.
De acordo com as suas leituras, o que pode ser considerado documentos históricos e fontes primarias nos períodos institucional e Universitário?
De acordo com as leituras podem ser considerados documentos históricos e fontes primárias nos períodos Institucional e Universitário a Reforma Benjamim Constant (1890) incorporando nos currículos das Escolas Normais, a inauguração dos laboratórios de psicologia experimental na educação (1906) e a criação do código de ética (1975). A partir daí, a psicologia passou a ter conhecimento próprio, institucional e reconhecido junto com a medicina e educação. Em 1975 a profissão do psicólogo passa a sofrer alterações socioeconômicas com inúmeras faculdades de psicologia.
“em seu sentido mais estrito, entretanto, e de acordo com seu significado mais propriamente histórico, a palavra designa a doutrina e a escola fundadas por Augusto Comte, no século XIX. Seu positivismo compreende não só uma teoria da ciências, mas também, e simultaneamente, uma determinada concepção da historia e uma proposta de reforma da sociedade e da religião.” (SIMON, MC.2006). Se posicione, criticamente, em relação a influencia do positivismo para a ciência, especificamente para psicologia
O positivismo defende a ideia de que o conhecimento científico é a única forma de conhecimento verdadeiro. De acordo com os positivistas somente pode-se afirmar que uma teoria é correta se ela foi comprovada através de métodos científicos válidos. Os positivistas não consideram os conhecimentos ligados à teologia e a metafísica ou a qualquer crença que não possa ser comprovado cientificamente. Para eles, o progresso da humanidade depende exclusivamente dos avanços científicos. As ideias positivistas tem a Ciência como investigação do real. Para esse século as ideias do positivismo tiveram muita força nas ciências e nas diversas áreas do conhecimento, para o saber psicológico, trás um novo olhar dos fenômenos psicológicos através do discurso biológico, direcionando estudos que comprovem a localização física das funções psíquicas que antes eram entendidas como ” distúrbios morais” ou “atributos da alma”.
Quanto à Psicologia, Comte acreditava que a compreensão humana se dava por comparação, não podendo aceitar as prerrogativas da Psicologia introspectiva que se firmava na época. Portanto, o que sofre questionamento é a idéia psicológica da introspecção, não a existência de um sujeito reflexivo, nem a possibilidade de seu estudo. Assim, na primeira parte de sua obra, Comte relaciona a Psicologia como um capítulo da Biologia, o que não é uma negação total de sua existência.
No enfoque histórico é conveniente afirmar a grande relevância do positivismo para o desenvolvimento da humanidade, uma vez, que o positivismo foi à teoria que deu corpo ao conhecimento científico de forma a separar o que seria ciência e o que não seria ciência, principalmente, num período em que a força teológica tinha grande força na conceituação dos fatos.
Durante o século XIX, o Estado começa a gerenciar diretamente vários aspectos da vida dos cidadãos, tais como saúde, educação, religião e moral. Comente essa afirmação.
O século XIX foi marcado por grandes mudanças dentro desse contexto podemos destacar Política: a burguesia derrota a nobreza e assume o poder do Estado. Econômico: revolução industrial e o avanço do capitalismo. Social: crescem as cidades em torno das fábricas. Relações sociais: surge o proletariado. Educação: desenvolvem-se as ciências humanas e sociais.
A partir do século XIX as instituições educacionais passaram por grande transformação, devendo atender a uma nova sociedade, pois o desenvolvimento industrial exige uma resignificação do trabalho, levando o trabalho do espaço de casa para a esfera pública. Nessa realidade a escola tem o papel de preparar para o trabalho, uma instituição especializada que transmitia regras, leis e rotinas que iam além dos conhecimentos familiares.
Assim foi o movimento de 1930, decretado o fim da República Velha. Getúlio Vargas assume a presidência fixando bandeiras de modernização econômica e social, com obras de infraestrutura, instalação de indústrias de base e reorganização das relações de trabalho. Em 1937, instaura-se a ditadura do Estado Novo, por Getúlio Vargas com o nacional-desenvolvimentismo no plano econômico e o populismo e práticas autoritárias do plano político e social. Em 1945, o fim do Estado Novo o país retoma o Estado de Direito.
Em 1950 Juscelino Kubistchek se elege com um plano de aceleração do desenvolvimento do país – (50 anos em 5 )com uma nova identidade nacional. A eleição e renúncia de Jânio Quadros, a resistência dos setores conservadores à posse de João Goulart e às reformas de base gera turbulências e finaliza com o golpe militar
...