História Da Psicologia
Artigo: História Da Psicologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: xlibbie • 21/10/2014 • 227 Palavras (1 Páginas) • 245 Visualizações
HISTORIA DA PSICOLOGIA
1879 - Modernidade - Revolução Idustrial -> Capitalista - produtividade > subjetividade
Discurso científico - racionalidade
Revolução industrial / Sociedade da informação > Manoel Castello > "Modernidade Líquida"
IDENTIDADE MULTIFACETADA: Basicamente o indivíduo muda de acordo com o momento/oportunidade/"mundo". Identidade fragmentada.
A historia da psi caminha no momento da 1º e 2º Guerra Mundial.
A SUBJETIVIDADE é o objeto de estudo da PSICOLOGIA.
Em 27 de agosto de 1962 a Psicologia foi legalizada no Brasil.
Filmes e documentários: Teorias da psicanalise e laranja.
Na década de 70, a epoca da ditadura militar, reprimiu e dificultou o percurso e o questionamento da psicologia. Mas a "resistência" (M. Castello) seguiu mesmo com as interferências. Na década de 80 houve a inclusão da psicologia nas clínicas de saúde.
Após os questionamentos da década de 70, a visão psicologica "saiu" apenas do positivismo e espaço fechado e expandiu as ideias, admitindo também outras questões como questões sociais, culturais, etc.
Artigos > Revoluções Tecnológicas e informações subjetivas - Nicolau da Costa, A.M. (P/ próxima aula)
HISTÓRIA DA PSICOLOGIA
Delimitação distorica do objeto de estudo da psicologia influência da modernidade sobre a psicologia W. Wundt (?): A psicologia fisiologica e a psi. dos povos. Fitchener e o estruturalismo. W. James e a psicologia funcionalista.
Principais sistemas psicológicos: Behaviorismo, psicanálise e gestaltismo. As influências da fenomenologia e do existencialismo da psicologia. A psicologia humanista. A historia da psicologia do Brasil antes e depois da regulamentação.
...