TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

História da Psicologia

Por:   •  23/4/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.273 Palavras (10 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 10

Universidade Estácio de Sá

Campus:

Disciplina: Psicologia das Organizações

Docente:

        

Parte I: História da Psicologia

Psicologia = psico (psique) = alma + logia (Estudo)

O conceito de Psicologia enquanto “estudo da alma” vem da Filosofia. E por que a Psicologia provêm da Filosofia? A Filosofia é um saber que sempre buscou responder aos problemas da existência humana através da sistematização e organização dos conhecimentos considerados científicos. Essa foi uma das maneiras dos Gregos (os primeiros a conceberem o pensamento Filosófico) a separarem o homem da natureza, ou seja, de separar a estruturação humana do Mito.

Se a Filosofia busca entender a elaboração de uma verdade, logo isso acontece porque tem uma mudança na maneira como o homem vê o mundo e as formas como o homem se comporta diante do ambiente em que se vive. No entanto, não é preocupação da Filosofia compreender os comportamentos e condutas dos homens diante dos conhecimentos que foram sendo elaborados. Daí, a Psicologia surge como uma área do conhecimento que busca compreender os comportamentos e as condutas. A ciência psicológica é relativamente recente. Data do século XIX. Nesse momento histórico, a Europa passava por grandes mudanças econômicas e sociais. Influenciada pelo desenvolvimento da Revolução Industrial, iniciada no século anterior, a sociedade deveria responder ao crescimento tecnológico.

Nesse contexto histórico, a Psicologia surge como uma ciência que busca compreender o comportamento humano que de alguma forma respondesse a atuação dos europeus ao desenvolvimento do capitalismo.  E como se daria esse desenvolvimento? Através das experimentações, de medidas e cálculos. Esses métodos representavam formas de aproximar a ciência psicológica de outras que eram “consideradas cientificas” como a Matemática e a Biologia.

        Em meados do século XIX, o médico alemão Guilherme Wundt cria um Laboratório de Psicologia Experimental. Através de aparelhos, Wundt tinha o objetivo de medir a sensação, a vontade e a percepção dos seres humanos. Wundt é considerado o “Pai da Psicologia”

        Também na Inglaterra surgem os primeiros estudos da Psicologia que recebeu bastante influência de Charles Darwin, naturalista inglês que se dedicou aos estudos da evolução das espécies. Alguns psicólogos ingleses acreditavam que se poderia entender melhor o comportamento humano em analogia a capacidade de adaptação das espécies, nomeada por Darwin por seleção natural.

        Observemos que tanto na Alemanha quanto na Inglaterra, os primeiros psicólogos se utilizam de vários experimentos para comprovar a cientificidade da Psicologia. O que era considerado científico naquele momento histórico era aquilo que poderia ser medido, testado, calculado. Por isso, vemos que a Psicologia tenta se justificar pelos cálculos e pela Biologia. Naturalmente, no momento em que a Psicologia começa a se estruturar enquanto uma área de conhecimento próprio e de certa forma “descolada” da Filosofia, muitos problemas foram enfrentados pois, para muitos cientistas, as questões referentes a psiquê não tinham valor científico.

        Entre as práticas psicológicas que foram sendo desenvolvidas durante o século XIX na tentativa de analisar o comportamento humano através de experimentos foi a hipnose. Esse método psicológico foi desenvolvido primeiramente pelo médico francês Jean- Martin Charcot. Essa intervenção tem por objetivo induzir de forma artificial para que o paciente possa estar mais desinibido e relaxado para se chegar à compreensão de um determinado problema psicológico.  Sigmund Freud foi um dos seguidores de Charcot e  no início de sua carreira como médico, se utilizou dos procedimentos hipnóticos.

        Três Teorias Psicológicas começam a se estruturar na transição do século XIX para o século XX:

1) Behaviorismo ou Teoria do Estímulo Resposta (S-R)

A palavra Behaviorismo provém da palavra inglesa “behavior” que significa comportamento, conduta.  Essa Teoria foi desenvolvida pelo psicólogo estadunidense John Watson. Para Watson, a psicologia é uma ciência objetiva, bem diferente de uma ciência subjetiva, voltada à introspecção. O behaviorismo tem interesse com comportamentos objetivos que podem ser observados. Para isso, os psicólogos behavioristas consideravam que qualquer comportamento humano pode ser controlado. Se as condutas tem interferência do meio, logo, os comportamentos são previsíveis e controlados.

O Behaviorismo desenvolveu na Psicologia dos dias de hoje o estudo do estímulo (S) e da resposta (R). Então, passou-se a se chamar Psicologia do Estímulo e Resposta ou Psicologia S-R. Se por exemplo: Uma lâmpada se acende. A luz é o estímulo. A resposta é a contração das pupilas.

Alguns dos principais behavioristas depois de John Watson foi Skinner. Ele era um behaviorista radical que afirmava que todo o comportamento humano poderia ser moldado e controlado por estímulos do ambiente.  Ivan Pavlov também foi um importante behaviorista. Ele referia-se que parte do mundo físico causava uma mudança no organismo ou parte do organismo, a resposta. Essa mudança observável no organismo determinada pelo ambiente seria o comportamento. 

Apesar dos behavioristas trazerem a questão do ambiente, muitos consideram-no imutável e que não se modifica. Por isso, o behaviorismo considera que o comportamento é dissociado do ambiente.

2) Psicologia da GESTALT e Teoria do Campo

        A Psicologia de Gestalt  é uma Teoria que surge na Alemanha entre 1910 e 1912.  A tradução mais próxima do Português para Gestalt significa “forma”, “configuração”. Essa teoria começou a ser desenvolvida pelo alemão Max Wertheimer. Na Teoria da Gestalt, o que é percebido pelo indivíduo são partes de um elemento, importantes  para se compreender um todo. Para isso, é necessário compreender todo contexto que pode influenciar na percepção do estímulo. Ou seja, a parte sempre está relacionada com o todo. Nesse sentido, a Gestalt visa a organização do processo mental. Na Gestalt, dizemos que a parte que se emerge é a figura (O foco da atenção) e o que não se sobressaiu é o fundo.  Observe as figuras abaixo:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (210.4 Kb)   docx (346.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com