Homens E Saúde Na Pauta De Saúde.
Artigos Científicos: Homens E Saúde Na Pauta De Saúde.. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 230776 • 29/3/2015 • 422 Palavras (2 Páginas) • 204 Visualizações
Homens e saúde na pauta de saúde.
Os estudos nos mostram que os homens estão envolvidos com seus trabalhos, ambiente sociais e exercício da sua masculinidade que deixam os cuidados que deveriam ser básicos e acabam morrendo por negligenciar um fator mais que importantes, a prevenção de doenças por meios de exames regulares.
Se essa prevenção fosse feita a mortalidade masculina seria menor, e não teríamos tantos doentes cardiovasculares, neoplasia maligna de próstata, pulmão, e estomago, e a principal delas a AIDS. O homem vem sendo convidado a fazer esse tipo de prevenção com o intuito de salvar vidas e principalmente quebrar barreiras de preconceitos estabelecidos por uma sociedade machista. Isso não significa que a taxa de mortalidade de mulheres com doenças de colo de útero e mamas não seja também significativos pra elas a prevenção faz parte de suas vidas.
A recusa por fazer o exame preventivo do câncer de próstata aumenta a inda mais o índice de doentes no nosso pais, um pais que valoriza no homem o poder, a força, e o sucesso como características de masculinidade e ele com isso por vezes sua alto afirmação de identidade na conquista de varias parceiras, na ereção, e ato em si, essa masculinidade passa a ser objeto de problematização porque exige do mesmo um comportamento de risco consigo e com suas parceiras
O cuidado com a saúde sexual também se da na contracepção reprodutiva que passa a fazer parte de suas escolhas de ser pai ou não, já que antes ficavam a mercê da vontade da mulher .
Outro fato que vem tomando grande destaque na saúde do homem é o abuso do álcool, que muitas vezes vem vinculado a falta de emprego, a uma depressão e a rejeição, no caso de separação, com isso gerando muitas vezes violência contra a mulher. Entra em questão aqui a bipolaridade que passa ser um fator crucial na geração da violência, já que em homens se dá, física na fase adulta e por pessoas que não tem vinculo afetivo familiar, por outro lado a violência na mulher se dá de forma física e sexual e por pessoas do seu vinculo afetivo.
O foco desta pesquisa não é maximixar as doenças ou problemas psicológicos dos homens, mas mostrar que a quantidade de vidas que estão sendo perdidas por falta de prevenção de saúde mental, sexual e coletiva entre todos os gêneros pode e deve ser minimizado com a divulgação desses métodos no nosso cotidiano social e familiar, e que de nossa responsabilidade essa conquista.
...