INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA DE CÁSSIA: CONFRONTO ENTRE O PROJETO DE INCLUSÃO E A PRÁTICA
Por: Felipe Assis • 19/4/2016 • Relatório de pesquisa • 1.367 Palavras (6 Páginas) • 642 Visualizações
[pic 1]
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA DE CÁSSIA: CONFRONTO ENTRE O PROJETO DE INCLUSÃO E A PRÁTICA
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
Professor: Luciane da Rosa Piccolo
Acadêmicos: Camila Francisco Zanette, Ezequiel Santos, Felipe Assis, Márcia Prates e Mari Virgínia Guimarães
Cachoeirinha, Março de 2011.
COMPLEXO DE ENSINO SUPERIOR DE CACHOEIRINHA
CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE
PSICOLOGIA
INCLUSÃO DE ALUNOS COM NECESSIDADES ESPECIAIS NA ESCOLA MUNICIPAL SANTA RITA DE CÁSSIA: CONFRONTO ENTRE O PROJETO DE INCLUSÃO E A PRÁTICA
DISCIPLINA DE SEMINÁRIO INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de Psicologia da Faculdade CESUCA – Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha, em cumprimento parcial da disciplina de Seminário Interdisciplinar.
Orientador: Luciane da Rosa Piccolo.
Cachoeirinha, Março de 2011.
SUMÁRIO
1 - INTRODUÇÃO ............................................................................................................ 1
2 - OBJETIVO .............................................................................................
3 - MÉTODO .............................................................................................
3.1 - PARTICIPANTES ...........................................................................................
3.2 - INSTRUMENTOS .................................................................................................
3.3 - PROCEDIMENTOS .........................................................................................
3.4 - ANÁLISE DE DADOS ...........................................................................................
4 - CRONOGRAMA .........................................
5. ORÇAMENTO .....................................................
6. REFERÊNCIAS .......................................................
1 - INTRODUÇÃO
Ensinar crianças e adultos não é uma tarefa fácil, ainda mais quando levamos em consideração as dificuldades relacionadas à falta de preparo de professores e de instituições no processo de educação e inclusão de indivíduos portadores de deficiências, ou melhor, de alunos com necessidades educacionais especiais, como por exemplo, a surdez, a cegueira ou outros tipos de síndromes e transtornos mentais.
Neste trabalho focaremos a inclusão de alunos com deficiência auditiva, na Escola de Ensino Médio Santa Rita de Cássia, situada em Gravataí.
Para a realização deste estudo utilizamos dados coletados em outras observações, realizadas no segundo semestre de 2010, e a partir destas informações confrontaremos os dados coletados com o projeto de inclusão, descobrindo se a prática se aproxima do projeto.
O interesse pelo tema abordado neste trabalho surgiu através da disciplina optativa de LIBRAS, que foi freqüentada por alguns dos integrantes do grupo, a participação nestas aulas estimulou uma curiosidade a respeito do tema, fazendo-os buscar conhecer melhor o dia-a-dia e as dificuldades de alunos surdos inseridos em instituições escolares.
Esta escola municipal é a única que possui um projeto de inclusão de alunos com deficiências em Gravataí e região, a partir de então, podemos perceber que existe uma dificuldade de encontrar escolas públicas especializadas em receber alunos com deficiências, talvez por existir uma polêmica a cerca da inclusão, polêmica esta onde pais de alunos com necessidades educacionais especiais lutam para que os direitos dos filhos lhes sejam assegurados - direito a educação, e professores que enfatizam a falta de preparo para educar alunos deficientes (Niendicker & Zich, 2008).
2 - OBJETIVO
O objetivo geral desta pesquisa é efetuar uma comparação dos dados recolhidos através das entrevistas realizadas com alunos surdos e ouvintes da Escola Municipal Santa Rita de Cássia, e comparar as respostas obtidas com o projeto de inclusão que a escola propõe; identificando se o projeto de inclusão se aproxima da prática.
3 - MÉTODOS
3.1 - PARTICIPANTES
A instituição escolhida para a aplicação desta pesquisa foi a Escola de Ensino Médio Santa Rita de Cássia; situada no seguinte endereço: Rua Florianópolis, 350 Cohab A, Gravataí / RS, e seu horário de funcionamento é de segundas a sextas, das 8h às 12h, das 13h30 às 17h30, e das 19h às 23h, com o seguinte telefone para contado (51) 3490-4138 .
De acordo com os dados fornecidos pela escola, a educação infantil possui 17 alunos, o ensino fundamental um total de 351 – somando os alunos entre idades de 9 a 8 anos – o ensino médio tem 1247 alunos, tendo um total geral de alunos de 1515 integrantes.
O quadro de servidores consiste em, 62 professores, 31 funcionários da área administrativa, 3 funcionários gerais, 9 funcionários terceirizados, 1 estagiário da CIEE (magistrado), 4 contratos emergenciais e 26 convocações. Para esta pesquisa foram entrevistados três alunos ouvintes, quatro alunos surdos, um ex-professor que iniciou o projeto de inclusão no ano de 2008 e uma profissional que trabalha na instituição. Contudo para a elaboração da analise de dados foram usadas somente as entrevistas realizadas com os alunos ouvintes e surdos.
3.2 - INSTRUMENTOS
Os instrumentos utilizados são compostos por, um questionário aberto, com perguntas semi-estruturadas, elaborado pelos participantes desta pesquisa e entrevistas individuais. Nenhum dos participantes da pesquisa foi identificado durante a aplicação dos mesmos, mantendo a identidade de todos em mais absoluto sigilo.
3.3 PROCEDIMENTOS
As entrevistas foram realizadas individualmente dentro do laboratório de química da escola, foi utilizado um gravador de voz, uma câmera fotográfica e um questionário semi-estruturado. Foram entrevistados três alunos ouvintes, quatro alunos surdos, um ex-professor que iniciou o projeto de inclusão no ano de 2008 e uma profissional que trabalha na instituição.
...