INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
Tese: INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: avelhan • 1/10/2013 • Tese • 458 Palavras (2 Páginas) • 319 Visualizações
AULA 01 – INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA
SÍNTESE
O objetivo desta aula é diferenciar a Psicologia Científica da Psicologia do Senso Comum além de contextualizar o papel da Psicologia na administração.
Psicologia Científica e Psicologia do Senso Comum
É muito importante que você entenda a diferença existente entre Psicologia Científica e Psicologia do Senso Comum para que possa aproveitar ao máximo os conhecimentos adquiridos nesta disciplina.
Vamos iniciar abordando a Psicologia do Senso Comum mas, primeiro vamos entender o que é Senso Comum. O Senso Comum se refere ao conhecimento que vamos adquirindo em nosso cotidiano e que nos leva a resolver de forma prática o nosso dia-a-dia. Esse conhecimento é superficial e, de modo geral, comum a muitas pessoas. Vamos a alguns exemplos:
a) se você sentir dor de garganta, alguém vai te orientar a tomar chá de romã ou chá de gengibre;
b) se queimar a mão no fogão, alguém vai te orientar a passar manteiga gelada na parte queimada para não subir bolha;
c) ao sentir enxaqueca, ficar em um quarto escuro e silencioso, etc.
Todas essas orientações que você possa vir a receber em determinadas situações cotidianas, são passadas de uma pessoa para outra sem a preocupação de estudá-las profundamente para verificar o seu efetivo resultado.
Para melhorar sua compreensão, Senso Comum se refere ao conhecimento que é produzido por aprendizagens cotidianas que adquirimos na troca de experiência com outras pessoas, como também, nos conhecimentos passados de geração à geração (mãe para filho por exemplo) ou até mesmo por meio de observações. Tais conhecimentos não são científicos porque não possuem uma análise e um estudo mais sistematizado.
O conhecimento científico é aquele em que os conhecimentos sobre fatos ou aspectos da realidade são obtidos e expressos por meio de uma linguagem mais técnica e que são possíveis de verificação e de validação por qualquer outra pessoa que queira reproduzir a experiência.
É importante ressaltar que as conclusões obtidas pela ciência “devem ser passíveis de verificação e isentas de emoção, para, assim, tornarem-se válidas para todos” (Bock, 2008, p. 20). A produção científica possibilita a continuidade do conhecimento, ou seja, um novo conhecimento é produzido sempre a partir de algo anteriormente desenvolvido.
Agora que você já aprendeu a diferença existente entre Senso Comum e Ciência, fica fácil entender a diferença entre Psicologia do Senso Comum e Psicologia Científica. Vamos lá!
Iniciaremos estudando a Psicologia do Senso Comum. Esta refere-se ao conhecimento de Psicologia que todos nós temos (de modo superficial) e que nos permite explicar ou compreender os problemas e comportamentos sob um ponto de vista psicológico. Ex: Se uma pessoa caminhar sozinha na sua rua e falar alto como se estivesse dialogando com alguém, logo você dirá que é “louca”. E todos compreenderão o que você quer dizer sem questioná
...