Inteligência Emocional
Por: Fernanda Brunelli • 29/6/2015 • Abstract • 362 Palavras (2 Páginas) • 273 Visualizações
Em Psicologia do Trabalho
Salvador
2014
[pic 1]
Salvador
2014
Resumo
Disciplina: Psicologia do Trabalho
Tema: Inteligência Emocional
Nos Anos 80, o psicólogo cognitivo e educacional, Howard Gardner identificou em uma de suas teorias o que ficaram conhecidas, desde então, como Inteligências Múltiplas, e criou uma reviravolta no meio educacional. Ele refutou a ideia, que ventilava até então, de que o processo de aprendizagem deveria ser único pra todo e qualquer indivíduo mesmo que fosse óbvia a diversidade de relações que cada ser estabelece consigo mesmo, com os outros e com o mundo.
Dentro da lista de Inteligências Múltiplas listadas por Gardner – que é uma lista exemplificativa e não exaustiva, segundo o próprio autor, pois essas variariam na medida da diversidade humana, que é múltipla - estão as inteligências intra e interpessoal que por sinal fazem parte do eixo de competências de uma inteligência ainda mais abrangente: a Emocional, assunto tema deste resumo.
Já nos Anos 90, Daniel Goleman tornou o tema amplamente conhecido através do Best-seller “Inteligência Emocional”, desde então nunca se discutiu e considerou tanto esse assunto e seus desdobramentos na vida das pessoas. Tudo porque o mundo racional e objetivo das grandes empresas e corporações, voltado para a urgência em obter o lucro a qualquer custo, teve que acordar para necessidades mais subjetivas e individuais como são as da saúde emocional de seus empregados e colaboradores, uma vez que problemas de relacionamento profissional, e não de cunho técnico, vinham refletindo negativamente de forma sensível nos rendimentos das empresas.
Observou-se que contratava-se pelo conhecimento técnico e demitia-se por problemas relacionais no ambiente de trabalho.
Em suma, desenvolver empatia (inteligência interpessoal) e exercitar autoconhecimento (inteligência intrapessoal) deixou de ser visto pelos empregadores como atitudes acessórias e passou a ser vital, ao menos para a conquista e manutenção de um ambiente de trabalho harmônico, produtivo e criativo.
Ainda existem outros aspectos da Inteligência Emocional que interessa saber como: O lado positivo e o lado negativo desta inteligência; Pode-se desenvolver Inteligência Emocional?; Como desenvolver o autoconhecimento?; Como a constância para alcançar um objetivo pode ser influenciado pela falta de inteligência intrapessoal?; dentre outros que essa equipe falará, de forma breve, em sala de aula.
Fonte, acessados a partir das 10:00 hs do dia 19/01/2015:
http://exame.abril.com.br/topicos/inteligencia-emocional
https://www.youtube.com/watch?v=tLHrC1ISPXE
http://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EMI81676-15259,00-DA+PARA+SER+FELIZ+NO+TRABALHO.html
...