JOGO DAS CORES PROIBIDAS – VYGOTSKY
Por: Sarahsilver • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.165 Palavras (13 Páginas) • 2.419 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
Eloisa Santos Justino; RA: C06954-0
Sara Da Silva; RA: C19807-2
Wilian Alexandre Candido de Oliveira; RA: C209EF-8
JOGO DAS CORES PROIBIDAS – VYGOTSKY
São José Do Rio Pardo
Setembro - 2015
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA
JOGO DAS CORES PROIBIDAS – VYGOTSKY
Relatório apresentado a professora Renata Elias realizado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina “Psicologia Sócio Interacionista”.
São José Do Rio Pardo
Setembro - 2015
RESUMO
O trabalho aqui apresentado baseia-se na abordagem teórica Lev Semenovitch Vygotsky, nascido em 11 de junho de 1934. Sua primeira formação acadêmica foi em Direito pela Universidade de Moscou, mas estudou simultaneamente Literatura e História na Universidade Popular de Shanyavskii. Ao longo de sua carreira contribui grandemente para a Psicologia escrevendo diversos estudos sobre aprendizagem e linguagem. Seguindo sua teoria foi aplicado o Jogo das Cores Proibidas que fornece a possibilidade de compreensão do papel dos signos mediadores na atenção voluntária e memória, tendo como objetivo analisar na prática os conceitos de Vygotsky estudados em sala de aula, como: Mediação Simbólica, Instrumento e Signos, Fala Egocêntricos, O Nível de Desenvolvimento Real, Nível de Desenvolvimento Potencial e Zona de Desenvolvimento Proximal. O jogo das cores proibidas é dividido em três fases, consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de 18 questões relativas às cores e cada tarefa do jogo contém duas regras básicas: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Através deste trabalho verificou-se que Só pode haver desenvolvimento, se houver interação com seu meio social, e a cultura na qual a criança está envolvida é a grande responsável por essa transmissão de conhecimento, ao passo que o homem vai desenvolvendo, ele muda o seu meio, e constrói o seu ser Histórico e Social.
Palavras-chave: Jogo das Cores Proibidas; Aprendizagem e Linguagem; Lev Vygotsky.
SUMÁRIO
Resumo.................................................................................................................01
Sumário.................................................................................................................02
- Introdução..................................................................................................03
- Objetivo......................................................................................................05
- Metodologia................................................................................................06
- Sujeito...............................................................................................06
- Ambiente, materiais,instrumentos.................................................06
- Procedimento...................................................................................07
- Resultados..................................................................................................08
- Discussão...................................................................................................15
- Referências Bibliográficas........................................................................17
- Anexos........................................................................................................18
- INTRODUÇÃO:
Lev Vygotsky foi um jovem acadêmico literário judeu graduado em Direito, História e Filologia. Preocupou-se com o desenvolvimento e aprendizado humano e foi um crítico dos Psicólogos de sua época. Sua teoria era atribuída a uma abordagem genética, e acreditava que através das interações sociais e condições de vida dá-se o desenvolvimento intelectual das crianças.
Um dos conceitos mais importantes deste teórico sobre o funcionamento do cérebro humano é a mediação simbólica, que segundo Vygotsky é um instrumento intermediário que o indivíduo utiliza para estabelecer uma relação entre “sujeito e objeto”.
Na relação do homem com o mundo, este, utiliza-se de instrumentos materiais e instrumentos psicológicos. Portanto, pode-se afirmar que os elementos responsáveis pelo processo de mediação, são os instrumentos e os signos. O primeiro são ferramentas materiais que irão adequar à atividade externa do homem. São tidos como um recurso entre homem e objeto de conhecimento.
O segundo elemento são ferramentas que ajudam o homem nos processos psicológicos, sendo internos ao indivíduo. Com a ajuda dos signos o homem é capaz de controlar voluntariamente sua atividade psicológica e ampliar sua capacidade de atenção, memória e acúmulo de informações.
Desde o nascimento da criança o aprendizado esta relacionado ao desenvolvimento, Vygotsky afirma que há dois níveis de desenvolvimento que ocorrem de maneira simultânea durante toda a vida psicológica do sujeito, eles são: Nível de Desenvolvimento Real e Nível de Desenvolvimento Potencial.
O Nível de Desenvolvimento Real refere-se ao caminho que o individuo percorre para desenvolver funções que estão em processo de amadurecimento e que se tornaram funções consolidadas. Consiste nos conhecimentos já construídos pelo sujeito, o que ele consegue fazer sozinho, sem ajuda do outro.
No Nível de Desenvolvimento Potencial, característico de crianças pré-escolares, os sujeitos baseiam-se apenas em seus processos mentais naturais e não utilizam dos meios culturais disponíveis. É o nível onde estão os conhecimentos que o sujeito ainda não construiu e que, portanto, ele precisa da ajuda do outro para realizá-los, pois são conhecimentos ainda não internalizados.
...