Os Jogo das cores proibidas
Por: Koutashi San • 22/4/2018 • Trabalho acadêmico • 2.583 Palavras (11 Páginas) • 566 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA DE CAMPINAS – UNIP
INSTITUTO DE CIÊNCIAS HUMANAS
Curso de Psicologia
JOGO DAS CORES PROIBIDAS - VYGOTSKY
GA
JOGO DAS CORES PROBIDAS - VYGOTSKY
TRABALHO REFERENTE ANÁLISE DA HABILIDADE DA CRIANÇA NA UTILIZAÇÃO DE SIGNOS E INSTRUMENTOS CONFORME TEORIA PROPOSTA POR VYGOTSKY,
ORIENTADOR: PROFª RITA GERALDE
CAMPINAS – SWIFT 2017
SUMÁRIO
- Jogo das Cores Proibidas – O que é?........................................................... 05
- Metodologia: ................................................................................................. 06
- Transcrição e Análise de Dados ................................................................... 07
- Conclusão ..................................................................................................... 13
- Referências Bibliográficas ............................................................................ 14
- Anexos ...........................................................................................................15
Resumo
O presente trabalho busca analisar e comparar o desenvolvimento das funções simbólicas, a capacidade representativa, do cognitivo da criança, através do Jogo das Cores Proibidas. Tendo assim, em vista, promover e consolidar competências necessárias relacionadas à disciplina de Psicologia Sociointeracionista.
Através da metodologia proposta (página 06), e por uma perspectiva interacionista, o trabalho fomentará a habilidade da criança de utilizar signos e instrumentos culturais como auxiliares da memória, comparando e discutindo seus resultados. Em última análise, observar a frequência da fala egocêntrica na organização de seus esquemas mentais, tendo por vias gerais analisar a capacidade de memorizar da criança.
1. JOGO DAS CORES PROIBIDAS – O QUE É?
O Jogo das Cores Proibidas é um questionário direcionado à crianças, no caso, de 4 (quatro) a 8 (oito) anos, relativo à cores, que segue duas instruções básicas: não mencionar duas cores pré-estabelecidas e não repetir o nome das cores já verbalizadas. A criança “vence” o jogo caso consiga responder exatamente as 18 (dezoito) questões propostas pelo seu interlocutor.
O jogo tem por finalidade a avaliação das capacidades de memória, ou seja, suas capacidades abstratas e representativas, observando o possível surgimento da fala egocêntrica na tentativa de organizar seus esquemas mentais.
Tal processo se dá através de 3 (três) etapas, organizadas para avaliar a capacidade da criança em responder com ou sem intermédio de instrumentos (cartões, objetos ou a ajuda do entrevistador).
2. METODOLOGIA
O trabalho obedeceu a 5 (cinco) critérios de seleção dos sujeitos para análise, são eles:
- Quatro crianças;
- Idades entre quatro e nove anos;
- Nível socioeconômico semelhante;
- Compreensão clara das regras do jogo (explicar para a criança); e
- A criança deve conhecer e reconhecer as cores propostas.
Sendo assim, o Jogo das Cores Proibidas consiste em pedir à criança que responda a um conjunto de questões relativas às cores, seguindo dois tipos de instruções: não mencionar duas cores estabelecidas no início como proibidas; não repetir cores que já tenham sido mencionadas no decorrer da tarefa. Completa-se o jogo quem obedecer rigorosamente às 2 (duas) regras acima, ou seja, responder as 18 (dezoito) questões (descritas na seção 2.1, página 07) sem falar as cores proibidas e sem repetir as cores já faladas.
Para que a criança responda às duas cores proibidas e as já faladas, ela deve dizer “eu não posso falar essa cor”. O Jogo é dividido em três etapas, sendo elas: sem cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores; com cartões auxiliares e sem ajuda dos pesquisadores; com cartões auxiliares e com ajuda dos pesquisadores.
Foram apresentadas as Cartas e Termos de Apresentação aos responsáveis, assim como requisitado, sendo, de suma importância, a pergunta direcionada à criança sobre seu ímpeto e desejo de particular da pesquisa.
...