Jean-Jacques Rousseau
Ensaios: Jean-Jacques Rousseau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: APAULLAJ • 28/3/2014 • 384 Palavras (2 Páginas) • 666 Visualizações
Jean-Jacques Rousseau foi um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra (Suíça) e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville (França). É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciaram a Revolução Francesa (1789).
Nasceu na Genebra e veio de família pobre. Exerceu vários ofícios: foi gravador e professor de música.
Foi perseguido por protestantes, mas a convite do filósofo Inglês David Hume, refugiou-se na Inglaterra. Influenciou na revolução francesa e pregava que a liberdade era o valor supremo do homem. Anti-racionalista, foi favorável ao preceito de que os homens nasciam bons a sociedade é que as corrompiam, criticava a civilização acusando-a de dissimulada e hipócrita.
Rousseau morreu em 1778 e seus restos mortais foram transportados para o Panteão de Paris.
Um dos sintomas das falhas da civilização em atingir o bem comum, segundo o pensador, é a desigualdade, que pode ser de dois tipos: a que se deve às características individuais de cada ser humano e aquela causada por circunstâncias sociais.
Ao renunciar à liberdade, o homem, nas palavras de Rousseau, abre mão da própria qualidade que o define como humano ele não está apenas impedido de agir, mas privado do instrumento essencial para a realização do espírito. Para reconquistar a liberdade perdida nos descaminhos tomados pela sociedade, o filósofo preconiza um mergulho interior por parte do indivíduo rumo ao autoconhecimento mas isso não se dá por meio da razão, e sim da emoção, e traduz numa entrega sensorial à natureza.
Via o jovem como um ser integral, e não uma pessoa incompleta, e intuiu na infância várias fases de desenvolvimento. Foi o precursor e inspirador dos reformadores da educação, muitos transformaram em procedimentos suas ideias, e entre eles estão: Basedow, Pestalozzi, Frobel, Dewey, Montessori, Decroly, Freinet, entre outros. Sistematizou toda uma nova concepção de educação, depois chamada de escola nova e que reúne vários pedagogos.
...