Jean-Jacques Rousseau
Seminário: Jean-Jacques Rousseau. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: naylahfolladori • 20/4/2014 • Seminário • 353 Palavras (2 Páginas) • 740 Visualizações
Jean- Jacques Rousseau
Jean- Jacques Rousseau nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra na Suíça e morreu em 2 de julho de 1778 em Ermenoville na França.
De acordo com o filosofo as escolas corrompem o homem e tiram sua liberdade. Portanto para a criação de um novo homem e de uma nova sociedade, seria preciso educar a criança de acordo com a natureza, desenvolvendo progressivamente seus sentidos e a razão com vistas à liberdade e à capacidade de julgar.
Para Rousseau a criança, ou seja o aluno, não deveria ser forçada a aprender, e sim adiquirir conhecimentos de acordo com seu proprio tempo, sendo educada em liberdade e vivendo as fases da infancia na plenitude de seus sentidos. Mesmo porque, segundo seu entendimento, até os 12 anos o ser humano é praticamente só sentidos, emoções e corpo físico, enquanto a razão ainda se forma. Ele condenava os métodos de ensino empregados até ali, por se basearem basicamente na repetição e memorização de conteúdos, e pregava sua substituição pela experiência direta por parte dos alunos, a quem caberia conduzir pelo próprio interesse o aprendizado. Mais do que instruir, no entanto, a educação deveria, para Rousseau, se preocupar com a formação moral e política, e o objetivo do mestre seria interferir o menos possível no desenvolvimento próprio do jovem.
Jean-Jacques Rousseau defendia a teoria da ‘escola nova’, que foi um dos nomes dados a um movimento de renovação do ensino também conhecido como escola progressista, onde se pregava que as instituições de ensino deveriam deixar de ser meramente locais onde ocorria a transmissão de ensino, para tornar-se pequenas comunidades. O movimento foi acusado principalmente de não exigir nada, de abrir mão dos conteúdos tradicionais e de acreditar de forma ingenua na espontaneidade dos alunos. E apesar de todo o seu sucesso, o movimento não obteve eficacia em modificar de maneira significatica o modo de operar das escolas e acabou perdendo força sem chegar a alterar o cotidiano escolar.
a) Data de nascimento e morte de cada teórico.
b) Concepção de escola.
c) Concepção de aluno defendida por cada teórico.
d) Teoria defendida pelo teórico.
...