Matematica No Ensino Fundamental - PCN
Artigo: Matematica No Ensino Fundamental - PCN. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cpatez • 5/5/2014 • 1.005 Palavras (5 Páginas) • 530 Visualizações
Os índios foram os primeiros habitantes da América. As mulheres índias eram assistidas no parto por seus maridos que roíam com os dentes o umbigo do recém-nascido. O bebê era lavado, logo após era pintado com tinta vermelha e preta de urucum ou jenipapo, sendo colocado em uma rede de algodão e amarrado, preso às costas de sua mãe. Eram protegidos contra o mal com ervas e penas de pássaros e paus. Seus rostos eram enfeitados com pingentes no nariz, orelha e lábios. Alguns usavam dentes de animais pendurados no pescoço; tudo para desfigurar a criança tornando-os repulsivos aos maus espíritos, maus olhados e más influências malignas. Pelo aumento da mortalidade infantil, os jesuítas para embelezar a morte diziam que não era o pecador mas sim um anjo inocente que o senhor chamava para si. As índias ninavam o filho pequeno na rede, com palavras de ternura, sob a influencia do catolicismo ao qual ia se idealizando como o anjo.
Moravam em ocas imensas, de 80 a 100 pessoas, com muitas crianças, porém havendo muita higiene. Não usavam fraldas, mas seus corpos estavam sempre limpos; recebiam nomes de peixes, animais e árvores. “Não faltava à criança indígena cuidado da mãe pela sua saúde: indicam-no as muitas medidas profiláticas; mostra-o o asseio em que era conservado o culumim. E acima de tudo sua alegria e o seu bem-estar”.(p.207).
Os meninos índios brincavam com bonecos de barro e com as aves domésticas, tinham diversos jogos que arremedavam animais e alguns deles eróticos.
As meninas índias eram ensinadas a fiar algodão e preparar a comida, cuidando também da organização doméstica, de pisar milho, espremer raízes, peneirar farinhas. Eram criados com medo e com superstições; seus pais tinham a intenção de protegê-los dos maus espíritos e influências malignas, como também visavam orientar o comportamento tradicional da tribo e sujeita-los às autoridades.
Os índios utilizavam danças haviam personagens terríveis eram como papões destinados a amedrontar as crianças. Uma dessas danças acabava com a morte de uma criança escolhida entre os que tinham pior comportamento; essa prática acontecia com intervalos de longos anos. Com finalidade de influir através do medo a conduta do menino. Usavam máscaras de demônios considerados como cheios de poder. Meninos e meninas eram espancados e flagelavam-se uns aos outros com fins pedagógicos e na intenção de expulsar os demônios.
Os meninos índios tinham intimidade não com mãe nem com mulher, mas com pai e com os amigos, suas iniciações sexuais dos mesmos se davam com outros homens em casas onde era proibida a entrada de mulheres. Ali aprendiam a tratar da mulher e a sentir-se superior a ela, sendo o ambiente propício à homossexualidade. Contendo rituais violentos onde muitas vezes acabavam em morte. Aprendiam a responsabilidade e os privilégios de homem adulto.
Os curumins eram catequizados pelos padres Jesuítas que se aproveitavam, e faziam o que bem entendiam com eles, com o pensamento de conseguirem chegar a seus pais, causando uma inversão: o filho educar o pai, dando exemplo e levando ao caminho que os Jesuítas queriam, indo contra os pajés, dos maracás sagrados, das sociedades secretas; desligando-se de suas tradições da cultura nativa. Os Jesuítas também procuram organizar a língua tupi-guarani à partir da língua falada pelos curumins, desta forma procurava deixar os índios mais dóceis, buscando unir as várias tribos de povos indígenas e os brancos.
Nos colégios dos padres, crianças brancas e indígenas estudavam juntas, convivendo pacificamente, sem preconceito de cor, fazendo o intercâmbio de brinquedos, jogos e superstições, buscando aculturação dos brancos sobre os índios.
INFÂNCIA DOS NEGROS
As negras davam aos seus filhos recém nascidos alimentos grosseiros tirados de sua própria comida,
...