Maternidade e Depressão pós parto
Por: Leandro Mottin • 3/5/2021 • Abstract • 358 Palavras (2 Páginas) • 83 Visualizações
SOBRE MATERNIDADE E DEPRESSAO POS PARTO
A MAIORIA DAS MULHERES QUE UM DIA DESEJOU SER MAE JÁ DEVE TER SE PERGUNTADO ACERCA DOS DESAFIOS DA MATERNIDADE E QUAL SERA A MANEIRA DE APROVEITA-LA.
SABE-SE, HOJE, QUE E APARTIR DAS SUAS POSSIBILIDADES PSIQUICAS E SEUS RECURSOS INTERNOS, ALIADOS AO AMBIENTE, QUE A MULHER CONSTITUI-SE COMO MAE. ESTA, POR SUA VEZ, TEM IMPORTANTE FUNÇAO NOS PRIMEIROS ANOS DE VIDA DO BEBE, VISTO QUE E ELA QUEM IDENTIFICA E TRADUZ AS ANGUSTIAS DO SEU FILHO., POREM EXISTEM SITUAÇÕES EM QUE A MAE PODE ENCONTRAR-SE INDISPONIVEL PSIQUICAMENTE PARA ATENDER AS NECESSIDADES DO SEU BEBE, E QUANDO ISSO OCORREE IMPORTANTE PRESTAR ATENÇÃO NA DURAÇÃO E NA INTENSIDADE DESSA INDISPONIBILIDADE. ESTIMA-SE QUE A DEPRESSÃO POS PARTO, A QUAL ATINGE 15% DAS MAES , TEM O INICIO APÓS O NASCIMENTODO BEBE, ENTRE A QUARTA E OITAVA SEMANA. OS SINTOMAS CARACTERISTICOS SÃO CHORO FREQUENTE, IRRITABILIDADE, SENTIMENTOS DE DESAMPAROE DE DESESPERANÇA, FALTA DE MOTIVAÇÃO E ENERGIA, SENSAÇÃO DE INCAPACIDADE DIANTE DE SITUAÇÕES RELACIONADAS A METERNIDADE, ALTERAÇÕES DE ALIMENTAÇÃO E DO SONO, E DESINTERESSE SEXUAL.
ACREDITA-SE QUE METADE DAS MULKHERES QUE SOFREM COM A DEPRESSÃO POS PARTO PERMANECEM SEM DIAGNOSTICO OU TRATAMENTO. ENTRE OS MOTIVOS, ESTAO A VERGONHA DIANTE DO SENTIMENTO DE INCAPACIDADE OU FRUSTRAÇÃO, OU O MEDO DE FICAR SEPARADA DO BEBE DEVIDO A QUALQUER COMPORTAMENTO. MUITAS MULHERES ACREDITAM QUE O CANSAÇO SXENTIDO E NORMAL E ACABAM IGNORANDO OS SINTOMAS OU MASCARANDO -OS ENTRE AS OSCILAÇÕES DE HUMOR, IRRITABILIDADE E ANSIEDADE COMUNS NESTE PERIODO, MAS QUE COSTUMAM SER TRANSITORIAS.
QUANDO A MAE ENCONTRA-SE INDISPONIVEL PSIQUICAMENTE PARA O SEU BEBE, O VINCULO ENTRE ELES TORNA-SE PREJUDICADO, O QUE PODE SER DENUNCIADO ATRAVES DA INQUIETAÇÃO, ALTERAÇÃO DE ALIMENTAÇÃO E SONO DO BEBE, DENTRE OUTROS SINTOMAS, OS QUAIS PODEM PREJUDICAR A CONSTRUÇÃO PSIQUICA DA CRIANÇLA, AUMENTANDO AINDA MAIS A ANGUSTIA FRENTE A NOVA RELAÇÃO.
E DE EXTREMA IMPORTANCIA QUE ESSA MAE, SEUS FAMILIARES E/OU COMPANHEIROPOSSA ESTAR ATENTO E, FRENTE A MUDANÇAS, POSSAM BUSCAR AJUDA PROFISSIONAL . A PSICOTERAPIA VISA O ACOLHIMENTO DE ANGUSTIASE O TRABALHO DE FANTASIAS QUE PODEM OCORRER NESTE MOMENTO, BUSCANDO ATRAVES DO TRABALHO CONJUNTO, A VIVENCIA DOS PRIMEIROS MOMENTOS DO BEBE DA MENEIRA MAIS PRAZEROSA E SAUDAVEL POSSIVEL.
...