Melanie Klein
Pesquisas Acadêmicas: Melanie Klein. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Ginapallos • 1/10/2013 • 339 Palavras (2 Páginas) • 588 Visualizações
Melanie Klein (1882-1960)
Melanie Klein nasceu em Viena-1882, em uma família simples, de pais pobres e 4 irmãos. Teve sua vida pessoal marcada por perdas e pelo sentimento de rejeição, pois, seu nascimento não foi planejado. Sua teoria concentra-se na ligação intensa entre mãe e filho, porque sabia da sua importância a partir de suas experiências tanto como filha, na qual não foi desejada e como mãe por conta dos problemas e afastamento que teve com sua filha mais velha. Klein foi uma seguidora de Freud, mas nunca teve contato direto com ele, pois o mesmo a evitava por conta das contestações entre Melanie e sua filha Anna. Essa “rivalidade” entre as duas praticamente dividiu a Sociedade Psicanalítica Britânica em três partes: os freudianos, os kleinianos e os neutros.
Klein foi uma das mais importantes psicanalistas da história. Segundo suas teorias, o seio materno seria o primeiro objeto parcial para o bebê, podendo ser o seio “bom” ou “mau”, dependendo da satisfação do Id. Os bebês já nascem com dois sentimentos básicos: o amor e o ódio, onde a principio a criança ama o “seio bom” e odeia o “seio mau”.
Melanie acreditava que as crianças poderiam expressar de forma simbólica suas fantasias inconscientes através das brincadeiras, e assim, usava como meio para suas análises infantis a caixa lúdica. Para ela o recém-nascido já possui um ego inato, assim como a pulsão de morte que para ela também era inata, dando ênfase a importância da inveja primária, sendo expressão direta desta pulsão. Afirma que os bebês possuem uma ansiedade persecutória, como por exemplo, o bebê tem medo de o “seio mau” se vingar dele afetando o “seio bom”. Melanie denomina esse fato como psicanálise de defesa, e o conjunto dessa ansiedade denominam-se de posição esquizoparanóide.
Escreveu diversos livros como “O desenvolvimento de uma criança”- a titulando assim, membro da sociedade psicanalítica - “Os princípios psicológicos da análise infantil”, “Notas sobre a formação de símbolos”, “Psicanálise das crianças”, “Notas sobre alguns mecanismos esquizóides”, entre outras obras importantes.
...