Questões Sobre a Obra de Melanie Klein
Por: Helen Gaspar • 26/6/2017 • Trabalho acadêmico • 750 Palavras (3 Páginas) • 552 Visualizações
Questões
Cap. 2 –
1 – Discutir o conceito ampliado de fantasia inconsciente. Como as fantasias afetam a percepção da realidade externa:
O conceito de fantasia inconsciente apresenta componentes simpáticos e psíquico, é ubíqua e é sempre ativa, não indica doença ou falar falta de sentido da realidade, sendo ela que vai determinar o caráter da psicologia do indivíduo é a maneira como está relacionando com a realidade externa. Como exemplo podemos citar a deformação da mãe real de forma ruim, o que na maioria das vezes não é, porem que é criada mente da criança de fantasmática.O conceito ampliado da fantasia inconsciente diz de uma defesa, onde o bebê busca gratificar-se na fantasia quando em condições de frustação o na realidade externa.
2 – A formação da fantasia é função do ego, explique
Em sua teoria Klein pressupõe um grau de organização por meio do ego a partir do nascimento do bebê de formar através de instintos e ansiedades relações de objeto na fantasia e na realidade, isso através de sentimentos de gratificação e frustação.
3- Discutir as relações entre a fantasia e os mecanismos de defesa.
A fantasia tem papel defensivo e é usado pela criança quando a mesma está privada de algo no momento, e usa a fantasia como defesa para satisfazer aquela pulsão.
4- Explicar as relações entre o fantasiar e o pensar.
Cap.3
5 – Explicar a vida psíquica nos seus primórdios, a partir, da noção de divisão do ego e dos objetos em bons e maus.
6- Qual a ansiedade predominante na posição esquizo-paranóide, explicar:
A ansiedade predominante na posição esquizo- paranóias é a de que os objetos mais projetados perseguidores poderiam entrar no ego e aniquilar o objeto ideal é o próprio eu. Assim os perseguidores pra são sentidos como de dentro, pra como vindos de fora. Portanto, a ansiedade é paranoide.
7- Descreva os principais mecanismos de defesa do ego diante da ansiedade de aniquilação
Os principais mecanismos de defesa do ego diante da ansiedade de aniquilação
8- Explicar o que é identificação projetiva.
A identificação protetiva é o que o bebê sente, a mãe sente, ou seja, há uma troca emocional, como forma mais primitiva de empatia, e isso é a base para a representação simbólica pela projeção de partes de formação de si mesmo no objeto e pela identificação de partes do objeto.
9- Como o indivíduo “normal” pode ultrapassar a posição esquizo-paranóide?
Cap. 4
10- O que é inveja primitiva?
A inveja é o afeto mais primitivo, e é uma externalidades da pulsão de morte, quando a própria fonte de bondade é atacada e danificada, ou seja, é dual na qual o sujeito inveja o objeto por obter alguma posse ou qualidade, pode fundir-se com a voracidade afim de extrair do objeto toda a bondade e esgota-lo por completo.
11- A inveja opera principalmente por projeção, explique:
A inveja opera principalmente por projeção pois baseia-se em objetos totais e em eliminar o rival (relação triangular), ao fundir-se com a voracidade visa esgotar inteiramente o objeto, temos como exemplo o bebê que danifica o seio da mãe mordendo, cuspindo e etc, sendo assim essa ação do bebê na verdade uma projeção de suas partes más e danificadas, quando está em ansiedade quanto ao seio.
...