TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metodos de pesquisa

Por:   •  22/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 2

Na Abordagem Humanista,  obtém-se  uma consideração as tendências encontradas no sujeito, sem que essa ênfase signifique nativismo ou apriorismo puros. Segundo Neill propõe que a criança possa desenvolver sem que aja intervenções, e sobre sua obra que consista mais em uma experiência e na exposição de ideias em relação ao homem, do que em uma proposta sistematizada.

Já segundo a proposta rogeriana é em relação a terceira força em psicologia, em que o ensino é centrado no aluno, e também sobre a teoria é da personalidade e conduta Nesta abordagem, o professor não transmite em si conteúdo, e sim dá assistência,  sendo um facilitador da aprendizagem.

Abordagem humanista do individuo é considerado em processo continuo de descoberta de si mesmo, descobrindo o seu próprio ser, acaba também ligando-se a outras pessoas e grupos. A experiência pessoal e subjetiva é o fundamento sobre o qual o conhecimento abstrato será construído, onde o papel do individuo é a auto realização ou o uso completo de sua capacidade.

Segundo Rogers a realidade é um fenômeno subjetivo, pois é a partir dele que o ser humano reconstrói em si mesmo o mundo exterior, sendo assim, essa reconstrução a partir de sua percepção, que receberá estímulos, e experiências pela qual atribuirá significados.

Rogers critica o planejamento social e cultural que é posto por Sckinner, e afirma que a única autoridade necessária para o homem é de estabelecer qualidade de relacionamento interpessoal, pelos quais os indivíduos que são submetidos a passar por esses tipo de relacionamento, tornam0se mais responsáveis e apresentam progressos a auto realização.

Já Neill tinha por objetivo consistir na educação das crianças, para que futuramente tornassem seres humanos felizes, onde valores não fossem baseados em propriedades, e sim no ser.

Todavia em que a experiência pessoal, é subjetiva e que a partir dai que se da o fundamento sobre o qual o conhecimento é construído, no decorrer do processo e vida humano, para Rogers o homem tinha que ter um papel de elaboração e criação do conhecimento, e que ao o homem experenciar, iria obter o conhecimento, ou seja, ao experimentar obtém-se o conhecimento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (29.8 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com