Musica E Motivação: Um Impulso Para A Vida
Pesquisas Acadêmicas: Musica E Motivação: Um Impulso Para A Vida. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: crisocr • 26/3/2014 • 4.102 Palavras (17 Páginas) • 438 Visualizações
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
MÚSICA E MOTIVAÇÃO: UM IMPULSO PARA A VIDA
CRISTIANE OLIVEIRA
EMISLENE MEIRA
Campus Flamboyant - Goiânia
2010
UNIP – UNIVERSIDADE PAULISTA
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Psicologia
CRISTIANE OLIVEIRA
EMISLENE MEIRA DA COSTA ATAÍDE
MÚSICA E MOTIVAÇÃO: UM IMPULSO PARA A VIDA
Projeto de pesquisa apresentado para a disciplina de Trabalho Integrado das disciplinas de PPB e TPD, sob a orientação da Professora Drª. Renata Pegoraro.
Campus Flamboyant - Goiânia
2010
INTRODUÇÃO
Durante o desenrolar da vida, tanto pessoal quanto profissional, e durante o desenvolvimento de nossas carreiras e trajetórias, nem tudo será fácil e nem sempre faremos aquilo que gostaríamos de fazer. O incrível é que, mesmo fazendo o que está dentro das nossas especialidades, dentro de tudo aquilo que gostamos de fazer, sempre encontraremos algo que não gostamos. Assim, podemos dizer que motivação está presente em todas as esferas de nossas vidas – seja no trabalho, no lazer, na escola.
Este trabalho trata-se de uma atividade didática prática supervisionada, feita em grupo por alunos do 2° semestre do Curso de Psicologia da UNIP, buscando integrar conteúdos das disciplinas estudadas no semestre: PPB e TPD. O tema abordado para a realização deste trabalho é Motivação. O principal objetivo deste trabalho baseou-se no estudo bibliográfico do Tema Motivação, buscando verificar como a utilização da música, através da musicoterapia, pode ser utilizada como agente motivador das relações de trabalho, no contexto organizacional.
Para Weiten (2002, p. 333), “A motivação é a energia e a orientação do comportamento, a força que há por trás da nossa ânsia por alimento, do nosso anseio por coisas...da nossa necessidade de pertencimento e do nosso desejo de realização”. Segundo Gomes e Michel (2007), a motivação de uma pessoa depende da força de seus motivos, e também depende das interações sociais. Pois não há como aprender e apreender o mundo, não há como realizarmos os nossos desejos, se não tivermos o outro.
A Música é principal ferramenta de trabalho da musicoterapia. Segundo Bruscia (2000, pg. 243), a musicoterapia organizacional é a potencial aplicação da musica, visando apoiar e desenvolver as equipes de trabalho e melhorar as relações no ambiente laboral e em grupos profissionais. Assim sendo, neste contexto, a música é utilizada como uma forma de facilitar a atuação da expressão humana, dos movimentos e sentimentos, promovendo alterações que possam levar ao aprendizado, a mobilização e organização, que permitam ao indivíduo evoluir em sua busca, tanto nos níveis intra ou interpessoais e/ou grupais.
A fundamentação teórica e metodológica apoiou-se em teorias da Psicologia Sócio–Histórica de Vygotsky estudados na disciplina de TPD e, na teoria das Necessidades de Abraham Maslow estudados na disciplina de PPB. Baseou-se também na musicoterapia, com o intuito de observar como a música pode contribuir como agente motivador para o desenvolvimento das relações de trabalho, no âmbito organizacional.
À partir dos estudos bibliográficos - através de leituras de artigo, livros e textos sobre o tema em questão - surgiu a necessidade de aprofundar o conhecimento, procurando por meio de uma investigação sistemática validar junto à comunidade científica, as experiências vivenciadas, por nós – alunos do 2º período de psicologia, nas disciplinas de TPD e PPB.
Assim, justifica-se este trabalho com o intuito de fazer contribuições acerca do estudo bibliográfico realizado, e oferecer alguns elementos através deste estudo, para que nós, pesquisadores e alunos do 2° período de psicologia e demais alunos do curso de psicologia, pudéssemos refletir sobre o tema Música e Motivação, observando como a utilização da música, através da musicoterapia, pode proporcionar um ambiente que aumente o desempenho dos colaboradores, estimulando o empenho para a superação dos próprios limites, desenvolvendo a mobilização, criando uma nova postura potenciadora de uma nova mudança comportamental dentro das organizações.
METODOLOGIA
Este trabalho trata-se de um estudo bibliográfico na área organizacional. Segundo Rodrigues (2008b) a pesquisa bibliográfica pode ser definida como o “ato de ler, selecionar, fichar e arquivar tópicos interessantes para a pesquisa em pauta”. Além disso, a finalidade da análise bibliografia é conhecer as contribuições científicas que se efetuaram sobre determinado assunto.
Partilhando deste assunto, Ribeiro e Sousa (2006) ressalta que a pesquisa bibliográfica se trata de uma apreciação da literatura científica, para levantamento e crítica do que já se produziu a respeito do tema. De acordo com Bruscia (2000, p.248), uma pesquisa deve sempre incluir uma reflexão, que pode ocorrer por meio de análise de dados e descobertas e se processar por intermédio de novos conhecimentos, explicações, concepções, compreensões, significados, perspectivas ou inovações.
Em busca de novas perspectivas e uma reflexão acerca do Tema Música e Motivação, foram escolhidos trabalhos (como artigos, monografias, capítulos de livro, que serão citados através de seus autores
...