TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

Por:   •  11/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  14.071 Visualizações

Página 1 de 4

MÉTODOS DE PESQUISA EM PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO

As teorias do desenvolvimento humano, muitas vezes, surgem da pesquisa e são testadas por ela. Pesquisadores provenientes de diferentes perspectivas teóricas utilizam uma variedade de métodos para estudar as pessoas em diversos ambientes, mas o método científico refere-se a um processo geral que caracteriza a investigação científica em qualquer campo do desenvolvimento humano.

O método permite encontrar a verdade; é a estrada para se entender, explicar e concluir sobre o objecto de estudo da psic. do desenvolvimento.

O método científico assenta na OBSERVAÇÃO e toda a pesquisa relaciona-se à duas variaveis: a variável dependente e a variável independente.

Deve-se também considerar a amostra (grupo de participantes escolhidos para representar toda a população em um estudo), e as etapas do método científico como: identificação do problema, formulação de hipóteses, recolha de dados, análise dos dados recolhidos e divulgação dos resultados.

2.1. MÉTODOS BÁSICOS

Os modelos básicos mais comummente usados (sempre assentes na observação e na experimentação), cuja recolha de dados pode ser feita por relato pessoal (diário, entrevista, questionário), observação naturalista ou observação laboratorial, pelos pesquisadores de desenvolvimento são:

a) ESTUDO DE CASO: estudo de um único individuo em profundidade; cuja vantagem é de fornecer um quadro detalhado sobre o comportamento e desenvolvimento de uma pessoa, podendo gerar hipóteses.

Desvantagem: as conclusões podem não se generalizar aos outros.

b) ESTUDO ETNOGRÁFICO: estudo aprofundado sobre uma cultura ou subcultura cuja vantagem é de puder testar um universo de fenômenos do desenvolvimento.

Desvantagem: é um método que está sujeito a tendenciosidade do pesquisador.

c) ESTUDO CORRELACIONAL: procura descobrir a relação positiva ou negativa entre variáveis, cuja vantagem é de permitir a previsão de uma variável com base em outra.

Desvantagem: não é capaz de estabelecer causa e efeito.

d) EXPERIMENTAÇÃO: procedimento controlado em que um experimentador manipula a variavel independente para determinar seu efeito sobre a variavel dependente; pode ser feito num laboratório ou no ambiente natural.

Vantagem: estabelece relações de causa e efeito e por ser um procedimento controlado pode ser repetido por outro pesquisador.

Desvantagem: resultados derivados das experiências laboratoriais podem não se generalizar a situações fora do laboratório.

2.2. MÉTODOS ESPECÍFICOS

As duas estratégias de pesquisa mais usadas para estudar o desenvolvimento humano são:

a) ESTUDOS LONGITUDINAIS (revelam como as pessoas mudam ou ficam iguais à medida que envelhecem);

b) ESTUDOS TRANSVERSAIS (mostram semelhanças e diferenças entre os grupos etários).

2.2.1 ESTUDO LONGITUDINAL

Neste estudo, os pesquisadores estudam a mesma pessoa ou pessoas mais de uma vez, às vezes com anos de intervalo. Eles podem medir uma única característica, como a extensão do vocabulário, altura ou agressividade, ou podem observar diversos aspectos do desenvolvimento para descobrir relações entre eles.

VANTAGENS:

- Ao estudar repetidamente as mesmas pessoas pode rastrear padrões individuais de continuidade e mudança;

- Evita confundir os efeitos do desenvolvimento com os efeitos da evolução e influência social.

DESVANTAGEM:

- Os resultados de um estudo numa determinada altura (ex. 1920) podem não se aplicar a a uma fase diferente (ex. 1990);

- Consomem muito tempo, são caros;

- É difícil acompanhar um grande grupo de participantes ao longo do tempo, pois as pessoas podem desistir, mudar-se ou morrer;

- Os resultados podem ser afectados pela repetição dos testes: as pessoas podem se sair melhor em testes posteriores por terem adquirido familiaridade com os materiais e procedimentos dos testes.

2.2.2. ESTUDO TRANSVERSAL

Aqui, os pesquisadores estudam pessoas de diferentes idades num determinado momento. Num estudo transversal, por exemplo, os pesquisadores fizeram perguntas a crianças de 3, 4, 6 e 7 anos sobre o que uma mulher pensativa estava fazendo ou sobre o estado de espírito de alguma pessoa. Verificou-se que a consciência que as crianças têm da actividade mental aumenta notavelmente com a idade. Esses resultados são forte indicativo de que à medida que as crianças ganham idade, sua compreensão dos processos mentais aumenta.

VANTAGENS:

- É rápido e económico;

- permite reunir dados de grandes quantidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (14.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com