O Abuso Sexual
Por: NKAGE • 16/11/2019 • Projeto de pesquisa • 3.771 Palavras (16 Páginas) • 294 Visualizações
Índice
1. Contextualização 2
2. Objectivos 3
2.1 Objectivo Geral 3
2.2 Objectivos específicos 3
3. Justificativa 3
4. Revisão Literária 4
4.1 Definição do abuso sexual em crianças 4
4.2 Factores do abuso sexual em crianças 4
4.3 Efeitos do abuso sexual em crianças 5
4.4 Protegendo as Crianças do abuso sexual na comunidade 5
5. Cronograma 7
6. Metodologia 8
6.1 Descrição da área de estudo 8
6.2 Método da pesquisa 8
6.3 Amostragem 8
6.4 População alvo (N) 9
6.5 Amostra (n) 9
6.6 Instrumentos de recolha de dados 9
6.7 Procedimento de análise de dados 10
6.8 Resultados e discussão 11
7. Conclusão 14
8. Referencias Bibliográficas 15
Lista de Anexos
Anexo 1 – Credencial submetida a Administração do distrito Municipal Kamaxaquene.
Anexo 2 – Credencial submetida a Secretaria do Bairro Maxaquene “B”.
Anexo 3 - Modelo do Questionário sobre as percepções dos pais sobre o abuso sexual em crianças do Bairro de Maxaquene “B”.
Anexo 4 – Modelo do Consentimento Informado.
Tema: Maus-tratos à criança nos Bairros da cidade de Maputo.
Titulo: Percepções de pais acerca de abuso sexual em crianças do Bairro de Maxaquene “B”.
Contextualização
Os maus-tratos a criança tem vindo a ser reconhecidos como um dos maiores problemas socias de hoje (Azevedo & Maia, 2006). Estes configuram a realidade vivenciada nos dias actuais.
Em Moçambique, todos os dias parecem surgir novas evidências sobre o abuso sexual em crianças, desde o conteúdo pornográfico publicado nas redes sociais até os casos relatados pelos Mídias. Este é um assunto actual e preocupante provavelmente em todo pais e afecta a o bairro de Maxaquene “B”, localizado no distrito municipal KaMaxaquene na mesma proporção.
De acordo com Barudy (1998) citado por Azevedo & Maia (2006 p. 36) a definição de abuso sexual em criança apresentada pela Organização Mundial da Saúde em 1986, implica que a criança seja vítima de um adulto ou de uma pessoa evidentemente maior que ela, com fins de satisfação sexual. O delito pode tomar diversas formas: chamadas telefónicas obscenas, ultraje ao pudor, exibicionismo, violação, incesto, prostituição de menores.
Devido a crescente "onda" de abusos sexuais em crianças que se tem registado no Bairro de Maxaquene “B”, os pais, os professores e a comunidade envolvente tem-se mostrado preocupados em proteger as crianças. É neste âmbito que surge a seguinte pergunta norteadora da pesquisa: Que percepções os pais tem acerca de abuso sexual em crianças do Bairro de Maxaquene “B”
Objectivos
Objectivo Geral
- Compreender as percecepções de pais acerca de abuso sexual em crianças do Bairro de Maxaquene “B”.
Objectivos específicos
- Identificar as percepções de pais acerca de abuso sexual em crianças do Bairro de Maxaquene “B”.
- Descrever as percepções de pais acerca de abuso sexual em crianças do Bairro de Maxaquene “B”.
Justificativa
Considerando que o abuso sexual em crianças configura uma realidade alarmante que se faz cada vez mais presente nos dias actuais, e que pode abarcar consequências para a vítima, a nível psicológico como desconfiança, medo, hostilidade, a nível comportamental como a agressividade, a delinquência consumo de drogas (Fávero, 2003).
Portanto os pais, os professores, os profissionais de saúde, os psicólogos, o gabinete de atendimento a mulher e criança vítima de violência e a comunidade em geral temem pela segurança das crianças. E esta somente é possível mantendo a criança longe dos "factores de risco" que concorrem para o abuso sexual. Mas para tal é necessário de antemão que se tenha aprofundamento do conhecimento sobre o abuso sexual em crianças e uma percepção maior sobre o tema para se ter informações suficientes para avaliar quando a criança esta apresentando "factores de risco".
Esta pesquisa, para além de fornecer informações aos pais e a comunidade sobre factores de risco e sinais precoces de abuso sexual em crianças o que pode-lhes permitir identificar com antecedência os factores e sinais de abuso sexual em crianças e assim protege-las. Com este projecto a produção do conhecimento científico sobre esse tema será acrescida e além de ajudar no aprofundamento dos conhecimentos do autor sobre o abuso sexual em crianças ajudará nas futuras pesquisas inerentes ao tema em causa.
...