O Behaviorismo Radical
Por: brunomelo16 • 5/11/2019 • Trabalho acadêmico • 342 Palavras (2 Páginas) • 244 Visualizações
Na observação em termos de ciência é de carater notório e de extrema importância que desde o príncipio dos estudos científicos, a visão sempre foi um aspecto importante relacionados aos estudos baseados na ideia de observação, mas que na época não tinha sido tão valorizada como deveria pela ciência como se tornou a principal ferramenta na ciência moderna. A observação foi tomando maiores proporções com a ideia do positivismo, que logo utilizou o método de observação sobre os procedimentos metodológicos do Behaviorismo Radical.
O positivismo lógico foi representado por um grupo filosófico, formado pelo Círculo de Viena, que visavam as tradições do empirísmo e da análise. Essa essência simboliza uma crítica a maioria da teses de tradições filosóficas, e de maneira especial a abordagens relacionadas a metafísica, etimologia e ética. Entretanto foram discutidos diversos pontos de vistas filosóficos como o de Budgman que não apoiou a proposta em si. É importante salientar o quanto o operacionismo veio para influenciar o mainstream da Psicologia, contendo diversas cláusulas adicionais presentes.
O Positivismo Lógico e o Operacionismo tiveram forte impacto sobre os Behavioristas, contudo a natureza é fundamental para a compreensão do contexto desse evento, o que marcou o surgimento da filosofia behaviorista radical, onde o próprio Skinner obteve o reconhecimento de Budgman, onde ele conseguiu expor sua visão idiossincrática sobre o operacionismo, fazendo assim com que Skinner desenvolve-se seu próprio conceito de operacionismo, estabelencendo o modelo da tríplice contingência, onde argumentou sobre os problemas na filosofia e trazendo a análise filosófica “tradicional”.
O estudo do Behaviorismo Radical abordado por Skinner, nos fornece outro formato de leitura sobre o ser humano por meio da observação nos processos comportamentais e como são entendidos os sintomas, esse estudo desenvolvese em primeiro momento através do comportamento do organismo, para entender suas funções e a forma de como ele lida. Todo comportamento é provocado por um estímulo que se manifesta com uma reação, para que seja reforçada ou punida. Skinner destaca a visão científica e empírica na interação com o ambiente e suas variáveis
...