O Bullying nas Escolas
Por: andrezaquimica • 11/11/2018 • Trabalho acadêmico • 324 Palavras (2 Páginas) • 201 Visualizações
BULLYING
O bullying é a situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneiras repetitivas por um ou mais colegas. O termo bullying vem de origem inglesa que significa “brigão” e mesmo sem uma denominação em português, entende-se como tirania ou opressão.
De acordo com a autora do livro “Fênomeno bullying: como prevenir a violência nas escolas e educar para a paz.” Cleo Fante, afirma que o bullying é uma das formas de violência que mais cresce no mundo. E pode ocorrer em qualquer contexto social, como escolas, universidades e trabalho.
De acordo com a doutora em Psicologia Educacional e professora da UNICAMP, Telma Vinha, para a agressão ser considerada bullying tem que ter 4 características:
- Intenção do autor em ferir o alvo
-Repetição da agressão
-Presença de um publico espectador
- Concordância do alvo com relação ás ofensas
A presença de um publico espectador: ativo ou passivo
Diferente do que pensam, o bullying não se restringe apenas ao alvo-agressor, mas agressor-alvo-publico. Onde temos o publico ativo que são aqueles que reforçam a agressão, rindo ou incentivando. E aqueles que são públicos passivos, ou seja, estão tão acostumado com a prática que ignoram.
Bullying nas escolas publicas X bullying nas escolas particulares
De acordo com a unicef(Fundo das nações unidas pela infância) mostra que a prática do bullying é mais recorrente em escolas frequentadas por alunos de classe alta. Nas pesquisas e, escolas privadas, 13,2% dos alunos disseram que já foram alvos de crueldade e 15,1%sofreram por conta de algumas características físicas. Nas escolas publicas o percentual foi de 4,3% e 12,9% respectivamente.
...