O CONSUMO SUSTENTÁVEL
Por: Isabele Trindade • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.566 Palavras (7 Páginas) • 372 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
Instituto de Ciências Humanas
Curso de Graduação em Psicologia
CONSUMO SUSTENTÁVEL
Projeto realizado na disciplina Educação Ambiental como requisito para obtenção de nota da NP2.
Maio/2015
RESUMO
O presente projeto propõe a conscientização da população de um bairro da nova classe média sobre o consumo sustentável. O intuito do projeto é informar a comunidade sobre as práticas sustentáveis que podem ser realizadas durante o dia a dia e os bens que elas propiciam ao meio ambiente. Também serão realizadas palestras que aprofundem mais o assunto de forma que a comunidade esteja a par do que deve ser modificado em suas atitudes. Desta forma, estarão sendo incentivadas ações que diminuam ou até mesmo eliminem impactos ao meio ambiente.
SUMÁRIO
1 TEMA/TÍTULO
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
3 OBJETIVOS
3.1 Geral
3.2 Específicos
4 JUSTIFICATIVA
5 METODOLOGIA
5.1 Local
5.2 Público Alvo
5.3 O que será realizado
5.4 Cronograma
5.4.1 Organização das Palestras
6 REFERÊNCIAS
1 TEMA/TÍTULO
Consumo Sustentável: por um mundo melhor.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O consumismo, apesar de ser ilustrado como um símbolo do sucesso econômico capitalista da modernidade, é considerado um fator principal das causas dos problemas sociais industriais.
Ao consumir, cada cidadão deve pôr em prática seus valores morais e sua ética a respeito da natureza. O padrão de consumo exagerado deve ser deixado de lado, visando uma harmonia entre o consumo, o meio ambiente, a saúde e a sociedade.
[pic 1]
Figura 1 - Consumo Sustentável. – Fonte: Cultura Mix.[1]
Basicamente, consumo sustentável pode ser definido como o conjunto de práticas que visam a diminuição ou eliminação dos impactos provocados pelo homem ao meio ambiente. Essas práticas estão relacionadas à poluição, desperdício e reciclagem e podem ser realizadas pela população geral durante o dia a dia.
A respeito disso, já afirmara o Ministério do Meio Ambiente (2005) em seu Manual de Educação para o Consumo Sustentável:
Ou se alteram os padrões de consumo ou não haverá recursos, naturais ou de qualquer outro tipo, para garantir o direito das pessoas a uma vida saudável. Não será possível garantir ao cidadão o direito de acesso universal sequer aos bens essenciais.
O consumo sustentável visa o uso de produtos que utilizem o menor número possível de recursos naturais em sua produção e que sejam de fácil reutilização e/ou reciclagem.
As principais práticas de consumo podem ser brevemente citadas abaixo:
- Não desperdiçar alimentos: comprar e fazer somente o necessário, economizando dinheiro e evitando a falta de recursos naturais futuros;
- Urinar durante o banho: este ato, por mais simples que seja, ajuda na economia de água;
- Diminuir o consumo de energia: atividades como banhos rápidos, desligar as luzes dos cômodos e optar por aparelhos de baixo consumo de energia são importantes;
- Realização de compostagem: uma maneira fácil de transformar os resíduos orgânicos em adubo;
- Coleta seletiva domiciliar: separar os lixos de acordo com o tipo;
- Escolher produtos com menor quantidade de embalagens;
- Uso de transportes coletivos ou bicicleta;
- Quando possível, optar pelo consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos: estes alimentos, além de serem mais saudáveis, respeitam o ambiente, evitando a contaminação do solo, da água e da vegetação.
[pic 2]
Figura 2 - Logo da Campanha. Fonte: Diário do Nordeste.[2]
A campanha Pensar, Comer, Conservar. Diga não ao desperdício, lançada pela ONU visa diminuir as significativas quantidades de alimentos, próprios para o consumo, que são desperdiçadas por consumidores e comerciantes.
Os consumidores são incentivados a não se deixar seduzir por estratégias para consumir mais do que o necessário. Já os comerciantes podem oferecer descontos em produtos próximos da data de validade. (SCHARDONG, 2013)
3 OBJETIVOS
A seguir serão listados os objetivos gerais e específicos do projeto realizado.
3.1 Geral
O presente trabalho tem como objetivo principal a conscientização de um bairro a respeito do consumo sustentável, visando a diminuição ou até mesmo a eliminação de alguns impactos ao meio ambiente.
3.2 Específicos
Como objetivos específicos destacam-se aqueles relacionados às práticas de consumo sustentável, tais como:
- Aumento no consumo de frutas, verduras e legumes orgânicos;
- Reciclagem de lixo material (plástico, metais, papéis);
- Diminuição do consumo de energia;
- Uso racional da água.
4 JUSTIFICATIVA
No momento, a sociedade passa por uma crise, onde se faz necessária a mudança de suas atitudes e pensamentos em relação ao mundo. É preciso que haja um comprometimento com o meio onde vive, buscando caminhos para o desenvolvimento sustentável.
...