O Comportamento Operante
Por: mercedesmellet • 12/5/2021 • Resenha • 350 Palavras (2 Páginas) • 249 Visualizações
APS COMPORTAMENTAL
Introdução
- Diferenciar Condicionamento Clássico do Comportamento Operante
De acordo com a historiografia, tanto o condicionamento clássico quanto o condicionamento operante foram originados da psicologia comportamental. No entanto, o fundador do condicionamento clássico foi desenvolvido através do Pavlov e o condicionamento operante foi desenvolvido através do Skinner.
Afirma-se que o condicionamento clássico evidencia a existência da possibilidade do estímulo neutro se transformar em um estímulo condicionado, resultando uma resposta condicionada, a associação é contida e a resposta se torna automática e involuntária. O condicionamento operante está diretamente relacionado com o condicionamento das reações voluntarista, influenciadas pelas consequências, como por exemplo, reforços e punições, a associação entre comportamento e resultados é compreendida e a resposta é voluntária.
Definição (1 folha)
Condicionamento Operante
Burrhus Frederic Skinner foi um psicólogo behaviorista que originou o comportamento operante, no qual baseia-se em um comportamento voluntário e que faz a atuação nas contingências.
Exemplificação: R -> S - onde S reforça R
S: São as contingências. S provém do estímulo.
R: É o comportamento. R provém da Resposta.
No comportamento operante o indivíduo modifica a interação do ambiente, posteriormente, ele age em função das consequências dos seus atos, pois “S” reforça de modo assertivo ou negativo em relação a “R”.
O aprendizado se dá pelas contínuas consequências reforçadoras. Por exemplo, o sujeito resolve estudar, com a finalidade de tirar as notas altas nas avaliações, desdobra-se e obtém ótimos resultados, nota-se que os êxitos dos resultados são decorrentes das consequências do comportamento de dedicação do estudo e são reforçadores positivos, do comportamento primário (estudo), portanto, sujeito buscará estudar mais para obter bons resultados. Se fosse antagônico, o reforço seria negativo e a pessoa não teria resultados tão bons. É importante compreender que o comportamento produz uma resposta e, essa resposta em específico é, reforçadora do comportamento que se iniciou.
.
Pergunta
1)Qual a importância do registro do nível operante?
A importância da análise do registro do nível operante, baseia-se em criar uma relação com as linhas de base do comportamento do rato, como por exemplo, o fato dele fazer uma determinada pressão na barra, se erguer, se limpar, morder, andar, farejar e ficar parado.
Referências
https://novaescola.org.br/conteudo/1917/b-f-skinner-o-cientista-do-comportamento-e-do-aprendizado
file:///C:/Users/Yasmin%20Vaz/Downloads/1060-3580-2-PB.pdf
file:///C:/Users/Yasmin%20Vaz/Downloads/905-Texto%20do%20artigo-3828-1-10-20131121.pdf
...