O Contato Com o Paciente
Por: deniel240370 • 14/12/2023 • Artigo • 345 Palavras (2 Páginas) • 68 Visualizações
O CONTATO COM O PACIENTE
Nesse primeiro momento é de suma importância para o psicólogo uma atitude de acolhimento e respeito ao paciente, identificar e fazer uma investigação do perfil do paciente observar a queixa principal, o sintoma que motivou a busca pelo atendimento como também as resistências.
MOTIVOS CONSCIENTES E INCONSCIENTES
Essa é uma etapa de aprofundamento e avaliação não só da queixa em si mas, também indicadores que estão preservados e que pode ser adaptativos como indício de prognósticos.
IDENTIFICAÇÃO DO PACIENTE
O psicólogo identifica quem é seu verdadeiro paciente e os motivos explícitos e implícitos para a busca de ajuda, quais o motivo e quem realmente procura ajuda se o próprio ou seu grupo familiar, é busca pelo em torno dele e da totalidade da situação envolvida.
DINÂMICA DA INTERAÇÃO CLÍNICA
É uma etapa onde psicólogo e paciente passa interação pessoal podem ocorrer em níveis diferentes. As motivações e fantasias. Nesse momento ocorre no plano inconsciente, os fenômenos de transferência e de contratransferência.
DEFINIÇÃO DE PROBLEMAS E NECESSIDADES DO PSICÓLOGO
As pressões tanto da equipe de acompanhamento e do grupo familiar do paciente nesse momento é um motivo para se estabelecer confiança pois, o psicólogo necessita que o paciente colabore com o processo de psicodiagnóstico. Pois todo processo de trabalho depende desse momento.
VARIAVÉIS PSICICOLOGICA DO PSICOLOGO E DO PACIENTE
Uma atenção a performance da avaliação no processo psicodiagnóstico nos seguintes pontos; auto exposição, com ausência de confiança; intimidade violada, perda de controle sobre a situação, tentação de reagir de forma regressiva, ambivalência diante da liberdade, situação psicodiagnóstica envolve, pois, uma dinâmica específica, num vínculo relativamente curto, em que se entrelaçam dois mundos, o do psicólogo e o do paciente, passando a interagirem duas identidades. É uma situação ímpar, à qual o psicólogo deve dedicar merecida atenção e valorização.
IMPORTANCIA PARA O PSICODIAGNOSTICO
O psicodiagnóstico é uma ferramenta valiosa que fornece informações específicas sobre a saúde mental do paciente, permitindo que o psicólogo desenvolva estratégias terapêuticas mais eficazes e adaptadas às necessidades individuais. Esse processo embasa as intervenções, tornando-as mais direcionadas e efetivas. O psicólogo não pode despreza essa ferramenta de trabalho.
...