O Contrato Comportamental
Por: Valpsico • 5/10/2019 • Trabalho acadêmico • 709 Palavras (3 Páginas) • 509 Visualizações
CONTRATO COMPORTAMENTAL
Objetivo
Objetivo deste estudo é compreender a análise de comportamento como uma abordagem da psicologia que entende o homem como um fenômeno no mundo natural para assim poder modificá-lo. Buscou-se também conhecer os tipos de intervenções possíveis dentro da psicologia comportamental identificando dentro da subjetividade de cada pessoa a melhor forma de aplicação.
Desenvolvimento
A análise de comportamento é uma abordagem da psicologia que passou por diversas mudanças com o decorrer do tempo. A ciência chegou a seu estado atual após estudos de autores e pesquisadores que deram início a essa abordagem psicológica com dados realizados em laboratório. Análise do comportamento é a ciência que se embasa na filosofia, sendo a abordagem psicológica que busca compreender o comportamento humano para assim poder modificá-lo.
Burrhus Frederic Skinner (1904-1990) foi o maior pensador do século 20 sobre a possibilidade de controlar e moldar o comportamento humano. Suas obras dominaram behavioristas dominaram o pensamento e a pratica clínica da psicologia até os anos 1950.
Skinner e estudiosos desta abordagem conseguiram através de pesquisas comprovar a influência dos fatores ambientais na modelagem do comportamento humano. O experimento de maior visibilidade de Skinner foi realizado com ratos dentro de uma caixa, privado de água, para seu comportamento ser condicionado com reforçadores até que aprendesse a pressionar a alavanca para receber água, conhecido como a ‘Caixa de Skinner’. Desta forma, os princípios descobertos nas situações simuladas de laboratório se aplicam e explicam os comportamentos aprendidos nas situações cotidianas, ao longo da vida de um indivíduo.
A ideia de que os comportamentos podem ser modelados e aprendidos em função de contingências externas/ambientais têm influenciado muitas práticas organizacionais até os dias atuais.
Como exemplo podemos citar a Modelagem de Comportamento a partir de um Contrato comportamental, sendo este um acordo entre duas ou mais pessoas, estipulando as suas responsabilidades, tanto no que diz respeito a um determinado comportamento, como ao reforço pela sua realização. É um procedimento por meio do qual contingencias de reforço e punição podem ser aplicas sistematicamente para administrar o comportamento. Desse modo a modelagem de comportamento acontece quando é introduzido reforçadores após respostas que se deseja obter, este método envolve princípios do condicionamento operante.
A definição de um contrato comportamental deve seguir os seguintes passos: Deve ser definido entre duas ou mais pessoas; deve exibir um nível especificado de um (ou mais) comportamentos-alvo; deve expressar a consequência que será administrada.
Deve-se buscar alguns componentes básicos como: Identificar o comportamento-alvo onde os termos devem ser claros e objetivos, devendo também ser especificado os comportamentos indesejáveis que serão reduzidos e deixando o cliente escolher os comportamentos-alvo que precisam de mudança. Determinar como o comportamento-alvo será medido, evidenciando os comportamentos-alvo o que deve ser realizado em entre as partes e os registros devem ser contínuos, observados e documentados. Na sequência deve-se definir quando o comportamento deve ser realizado colocando um período de vigência para a ocorrência do comportamento, identificar a contingência de reforço ou punição e por fim identificar quem vai implementar a contingência definindo papeis, gestão e pessoas envolvidas.
...