O Desafio do conhecimento: Pesquisa qualitativa em saúde
Por: Brunna Cristiny • 22/5/2018 • Artigo • 654 Palavras (3 Páginas) • 269 Visualizações
Universidade de Fortaleza Curso de Psicologia – CCS Prática Integrativa IV 2018.1 |
ADOLESCENTE
Brunna Cristiny Lopes da Silva
Professora Orientadora: Luciana Queiroz Fontenele
Resumo
Palavras-chave:
Introdução
Este artigo faz parte da disciplina de pratica integrativa IV do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (UNIFOR), cujo objetivo é compreender o desenvolvimento das organizações e instituições sociais em suas múltiplas dimensões bem como, á subjetividade de seus participantes.
O trabalho está sendo realizado no clube de desbravadores, que tem como objetivo desenvolver atividades com adolescentes de 10 a 15 anos ao ar livre, especialidades, acampamentos, campori, entre outras atividades que são desenvolvidas. O clube de desbravadores atua na parte de desenvolvimento desse adolescente, como física, mental e espiritual, buscando tirar eles dos maus caminhos, que seria drogas, trafico, enfim, buscando ajudar eles a desenvolver suas habilidades. O clube de desbravadores funciona em Fortaleza, em um espaço que se localiza em uma igreja no centro, todo final de semana, desenvolvendo atividades programadas, a qual eles seguem um calendário de atividades elaborado pela direção do clube. O clube também elabora metas no decorrer do ano, o desbravador que conseguir atingir essas metas tem premiação. Elaboram projetos sociais em comunidades.
Dentre as razões que justificam a motivação para a escolha desse tema e o campo de pesquisa está na possibilidade de buscar compreender como funciona uma instituição que trabalha no contexto do adolescente entre 10 e 15 anos, junto aos interesses pessoais, estar a viabilidade de estudar sobre instituições e organizações, surge o interesse de conhecer na pratica a dinâmica e funcionamento desses locais e, sobretudo, qual o papel do profissional da psicóloga(o) nesta execução e se ela faz necessária nesse tipo de projeto, que acredito que se faça necessário.
Este artigo será agregado de resumo, introdução, metodologia, resultados e discussões, considerações finais, referências e apêndice.
Metodologia
Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória, baseada no método etnográfico. A pesquisa qualitativa tem o intuito de analisar o nível de realidade que não se pode quantificar como bem retrata Minayo (1992). A autora esclarece que a abordagem qualitativa busca analisar um universo de significados, aspirações, motivações, valores, crenças e atitudes, corroborando com o espaço mais profundo das relações.
Segundo André (1995, p.19), a pesquisa etnográfica mostra que
A etnografia é a tentativa de descrição de uma cultura, e sua principal preocupação é o significado que têm as ações e os eventos para as pessoas, alguns diretamente expressos pela linguagem e outros transmitidos indiretamente por meio das ações.
Foi empregue como principal técnica de investigação a observação participante, que segundo Spradley (1980) “os seus objetivos vão muito além da pormenorizada descrição dos componentes de uma situação, permitindo a identificação do sentido, a orientação e a dinâmica de cada momento” (p.30). Essa técnica possibilita compreender certas realidades através das observações que estão sendo feitas. Será preciso para o registro das observações, utilizar diário de campo, que de acordo com Symon (2004) “podem ser usados para o registro de reações, sentimentos, comportamentos específicos, interações sociais, atividades ou eventos em um determinado período de tempo” (p. 98).
As observações serão realizadas em 4 visitas com carga horária de 04 horas por visita, totalizando 16horas. As visitas teve início em abril de 2018.
...