O Desenvolvimento Humano
Por: Marjorie Lopes • 28/11/2022 • Bibliografia • 419 Palavras (2 Páginas) • 102 Visualizações
Para Levy Vygotsky, tem quatro aspectos na construção dos processos psicológicos, são eles: Filogênese, ontogênese, fator microgenético e o sociogenético.
Filogênese: desenvolvimento da espécie através do tempo.
Ontogênese: desenvolvimento do interno do indivíduo (amadurecimento das funções mentais superiores)
Fator microgenético: desenvolvimento de aspectos específicos do repertório psicológicos de cada indivíduo.
sociogenético: influência do grupo social do indivíduo.
O desenvolvimento humano, o aprendizado e as relações entre o desenvolvimento e aprendizado são temas centrais nos trabalhos de Vigotski, sua preocupação com o desenvolvimento do homem está presente em toda sua obra.
Vygotsky compreende a origem e o desenvolvimento dos processos psicológicos ao longo da história individual. Esse tipo de abordagem, que enfatiza o processo de desenvolvimento, é chamado de “abordagem genética” e é comum a outras teorias psicológicas. Ele enfatiza a importância dos processos de aprendizado, para ele desde o nascimento da criança, o aprendizado está relacionado ao desenvolvimento e é um aspecto necessário e universal do processo de desenvolvimento das funções psicológicas culturalmente organizadas e especificamente humana.
Piaget voltava seu interesse ao jeito como o organismo se modifica ao seu ambiente, característica que ele intitula de “inteligência”, para ele o comportamento é controlado através de organizações mentais chamado de “esquemas” que os indivíduos usam para representar o mundo e indicar ações.
Essa adaptação tem o objetivo de criar uma equilibração entre os ditos esquemas e o ambiente ao qual o indivíduo está inserido. Piaget descreve dois processos usados na tentativa de adaptação: o primeiro corresponde à assimilação, uma composição das estruturas internas em consideração ao ambiente, e o segundo, a acomodação, uma mudança nas estruturas internas provocadas por situações externas às quais o indivíduo está submetido.
A importância dessas teorias para o desenvolvimento infantil reúnem os dois principais pontos que fazem de Piaget uma das principais correntes pedagógicas até hoje.
A contribuição fundamental dos modelos biológicos na construção da teoria piagetiana fica evidenciada pela concepção geral da inteligência e do desenvolvimento intelectual expresso por Piaget, importa demonstrar que a concepção do funcionamento cognitivo em Piaget é a aplicação no campo psicológico de um princípio biológico mais geral da relação de qualquer ser vivo em interação com o ambiente.
Referências bibliográficas
BERGER, K.S O desenvolvimento da pessoa: da infância à terceira idade. Rio de Janeiro, Editora LTC, 2003.
GOES, Maria Cecília. A natureza social do desenvolvimento psicológico. 2ed. São Paulo: Página, 1991.
PIAGET, Jean Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1985.
VYGOTKY, Levy Aprendizado e desenvolvimento, um processo sócio-histórico. 4 edição, Editora Scipione.
AZENHA, Maria da Graça construtivismo De Piaget a Emilia Ferreiro. 6 edição. Editora Ática
...