O Desenvolvimento Humano III
Por: 19791973 • 7/6/2016 • Trabalho acadêmico • 2.748 Palavras (11 Páginas) • 709 Visualizações
QUESTIONÁRIO DE DESENVOLVIMENTO HUMANO III – Deve ser entregue no dia da prova (20/04), digitado ou escrito à mão – valor: 2,0 pontos.
- Sobre o início da vida adulta, assistimos o vídeo “Morando Sozinho” e refletimos sobre alguns estranhamentos que pode, ocorrer nessa fase. Explique o que muda na vida de quem vai morar sozinho?
R: A primeira grande mudança que o indivíduo terá ao morar sozinho é ter mais privacidade e uma maior liberdade para viver de acordo com as próprias regras e princípios, ajustando-se ao viver de forma a afirmar sua individualidade e subjetividade, porém, isso terá seu "preço", pois terá que responsabilizar-se por muitas coisas que "morar sozinho" requer, por exemplo, o pagamento de todas as contas dos serviços que utiliza, o entender que precisam limpar a sua casa, cuidar das coisas, fazer a comida, fazer contas para ajustar o crédito ao debito, e entender que se não fizer, não terá "outra pessoa" para fazer por ele, a não ser que pague por isso, ou seja, a partir do momento em que quiser ter esse ônus "liberdade", precisará assumir
o bônus, a "responsabilidade".
- Em relação aos aspectos do desenvolvimento físico e da saúde, geralmente os adultos jovens estão no seu auge. Porém, alguns fatores podem afetar a saúde na idade adulta e em momentos posteriores. Apresente dois deles e explique o que pode ser feito para evitar problemas futuros.
R: O adulto com mais de 45 anos tem maior propensão a desenvolver a Diabetes II, pois o pâncreas que é o responsável no processamento do açúcar poderá estar mais lento em função da idade. É muito importante evitar o consumo de álcool, e praticar atividades físicas.
Após os 45 ano aumenta também o risco de Infarto, e a boa alimentação, as atividades físicas regulares e evitar o estresse contribuem significamente para a prevenção dessa doença.
- “Durante a idade adulta inicial, como durante toda a vida, todos os aspectos do desenvolvimento – físico, cognitivo e psicossocial – interligam-se.” Apresente as transformações psicossociais que costumam acontecer com os adultos entre 20 e 40 anos.
R: Esse período da vida, que vai dos 20 aos 40 anos, é uma época permeada por acontecimentos e realizações, os indivíduos encontram-se no auge de sua vitalidade, em se tratando da área psicossocial, as pessoas depois dos trinta anos mudam muito pouco no conjunto de traços como extroversão, abertura para experiências, escrupulosidade e amabilidade.
Esse período é marcado pela atuação do próprio desenvolvimento por meio das escolhas, da criatividade e da auto realização.
- Apresente dois fatores que explicam a epidemia de obesidade no mundo atual.
R: - Disponibilidade de fast food em porções muito grandes.
- Dietas ricas em gordura.
- atividades recreativas sedentárias.
- Sobre o desenvolvimento psicossocial, o que sustentam os modelos de “crises normativas”?
R: Sustentam que mudanças sociais e emocionais ligadas à idade ocorrem em períodos sucessivos marcados por crises. Na Teoria de Erikson, a crise do jovem adulto é a de intimidade versus isolamento. Na teoria de Levinson, transições ou crises levam à reavaliação e à modificação da estrutura de vida. No Estudo Grant, mecanismos adaptativos estavam associados a maior bem-estar.
- Sobre o desenvolvimento psicossocial, o que sustenta o modelo de “momento de
ocorrência dos eventos”?
R: Defendido por Neugarten, propõe que o desenvolvimento psicossocial adulto é influenciado pela ocorrência e pelo momento de ocorrência de eventos de vida normativos. À medida que a sociedade dá menos atenção à idade, contudo, esse relógio social adquire menos significado.
- De acordo com Diane Papalia, hoje, mais adultos adiam o casamento ou nunca se casam. Quais são os motivos que a autora atribui para que tantos adultos permaneçam solteiros?
R: Hoje, mais adultos adiam o casamento ou nunca se casam. Os motivos para permanecer solteiro incluem oportunidades profissionais, viagens, liberdade sexual e de estilo de vida, desejo de auto-realização, a maior auto-suficiência das mulheres, menor pressão social para casar, medo de divórcio e dificuldade para encontrar um parceiro adequado.
- Segundo a autora, como os homossexuais jovens adultos geralmente lidam com "assumir“ sua condição?
R: Para os homossexuais, o processo de assumir a homossexualidade pode estender-se até a idade adulta, e a completa abertura em relação a sua orientação sexual pode nunca ser plenamente alcançada. Tanto homossexuais masculinos como femininos formam relacionamentos sexuais e românticos duradouros. Os homossexuais estão lutando pelos direitos que as pessoas casadas usufruem.
- Observa-se na sociedade atual que as taxas de divórcio aumentaram muito, se comparadas às taxas de décadas atrás. Como você percebe que os adultos contemporâneos adaptam-se ao divórcio, ao novo casamento, e ao papel de padrastos e de madrastas? E ao sistema de ‘guarda compartilhada’ dos filhos?
R: O divórcio geralmente envolve um período doloroso de adaptação. A adaptação pode depender do modo como se lida com o divórcio, dos sentimentos das pessoas em relação a si e a seus ex-parceiros, da desvinculação emocional do ex-cônjuge, do apoio social e dos recursos pessoais. A maioria das pessoas divorciadas casa-se novamente, mas esses casamentos tendem a ser menos estáveis do que os primeiros.
Em famílias mistas, as madrastas, que geralmente se envolvem mais na criação dos enteados do que os padrastos, tendem a ter mais dificuldade para desempenhar esse papel.
- Embora algumas mudanças fisiológicas sejam resultado do envelhecimento e da constituição genética, o comportamento e o estilo de vida na meia idade podem influenciar o momento de ocorrência de eventos e sua extensão. A maioria dos adultos de meia idade compensa os pequenos e graduais declínios nas capacidades sensórias e psicomotoras. Cite dois exemplos desse tipo de compensação.
R: Maior dedicação aos exercícios físicos e maior dedicação no empenho intelectual.
- Pesquise, junto a mulheres de meia idade que já passaram pela menopausa, quais impactos elas relatam sobre esse período.
R: Período caracterizado pela queda na produção de hormônios culminando com o término da menstruação, a menopausa propriamente é a última menstruação e o climatério é o período pós-menopausa, aonde acontecem várias modificações psico-fisiológicas na mulher. Em geral, quando as pessoas dizem “sintomas da menopausa”, elas estão, na verdade, se referindo ao grupo de sinais e sintomas físicos e emocionais que ocorrem, habitualmente, no período da perimenopausa e durante o restante do climatério.
...