O Desenvolvimento Infantil
Por: larixa • 17/11/2018 • Trabalho acadêmico • 579 Palavras (3 Páginas) • 263 Visualizações
Introdução.
O presente trabalho tem como objetivo relatar o entendimento de cada especialista em relação ao desenvolvimento infantil e suas especificações. Será citada e descrita cada fase considerada por cada especialista, como: Erikson, Winnicott e Bolwlby.
Desenvolvimento.
O primeiro especialista citado é o Erik Erikson. Em sua teoria do desenvolvimento infantil ele postula algumas crises psicossociais que o individuo enfrente ao longo da vida. Os estágios desse desenvolvimento se chamam: 1- Confiança x Desconfiança; 2- Autonomia x Vergonha e Duvida; 3- Iniciativa x Culpa; 4- Produtividade x Inferioridade; 5- Identidade x Confusão de identidade; 6- Intimidade x Isolamento; 7- Generatividade x Estagnação e 8- Integridade x Desespero.
Primeiro estagio – Confiança x Desconfiança.
Nessa primeira etapa Erikson se baseia entre o nascimento da criança até seu primeiro ano de vida, momento onde a criança é totalmente dependente de um adulto para tudo, inclusive para receber amor, carinho, atenção. São esses fatores que fazem com que a criança se sinta segura no mundo, sinta que ela tem com quem contar e que ela precisa e pode confiar naquelas pessoas responsáveis por ela.
Quando existe uma relação entre esse adulto e a criança onde não exista atenção, quando são pessoas inconsistentes ou emocionalmente indisponíveis aumenta o sentimento de desconfiança nessa criança, levando a mesma a acreditar que o mundo é inconsistente e que ela não precisa de nenhum adulto em sua vida e que não pode confiar em nenhum deles, principalmente os que cuidam dela.
Segundo estagio – Autonomia x Vergonha e Duvida.
Essa fase é baseada na primeira infância (1 a 3 anos), momento onde a criança já é capaz de tomar decisões simples como à roupa que quer vestir, brinquedos prediletos e comida que mais gosta de comer. Segundo Erikson, esse momento é muito importante e estimulante para a criança, pois quando ela toma essas decisões sente uma sensação de autonomia e independência que é essencial para a construção do individuo. Um dos pontos importantes segundo Erikson seria o treinamento para a criança realizar as suas necessidades fisiológicas de forma independente e que o não cumprimento desses atos de forma correta não gere uma “bronca” ou um constrangimento e sim reforço do ensinamento, pois esse comportamento refletiria na criança o sentimento de vergonha. E quando a criança conseguir realizar suas necessidades de forma autônoma seja reforçado de forma positiva para a construção da confiança.
Terceiro estagio – Iniciativa x Culpa.
Já o terceiro estagio tem base nos anos pré-escolares (3 a 5 anos) onde existe o convívio com outras crianças. Essa fase depende muito de quanta liberdade física a criança possua e o quão satisfeito esta sua curiosidade para que haja o reforço à iniciativa. É nesse momento em que é formado o senso de ambição dessa criança e um conflito nesse reforço a iniciativa pode impedir que a criança experimentasse tudo oque tem curiosidade e experimente também seu potencial, para conhecer seus limites e seus pontos fortes. Essa fase sendo bem concluída a criança desenvolve responsabilidade e autodisciplina.
Quarto
...