O ESTUDO DIRIGIDO SOBRE O LIVRO PSICOLOGIAS
Por: samira.marqus • 10/9/2020 • Trabalho acadêmico • 563 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Elabore seis perguntas com respostas que apresentem as ideias essenciais do texto.
QUESTÕES:
Q.1) Através de quais ações o indivíduo era considerado inteligente perante os psicólogos do século XX?
R: Sua capacidade intelectual era analisada na medida em que fossem capazes de um pensamento abstrato, sua capacidade de se adaptar ao ambiente ou situações novas, e também sua capacidade de adquirir novos conhecimentos.
Q.2) De que maneira vemos e medimos a inteligência das pessoas?
R: Observamos e analisamos a capacidade de verbalizar ideias, compreensão de instruções, comportamentos e criatividade diante de determinadas situações.
Q.3) A partir de que é feito o estudo do comportamento intelectual ou cognitivo dos indivíduos ?
R: É feito em função de sua personalidade e de seu contexto social. Elas não podem ser estudadas, nem compreendidas isoladamente da totalidade dos aspectos, aptidões e capacidades do ser humano.
Q.4) Qual a diferença citada no livro, da atuação do cérebro dos primatas e outros vertebrados para o do ser humano?
R: Estes animais possuem um cérebro especializado, e cada setor funcionam independente do outro, como se cada parte fosse uma pessoa diferente. Já o do ser humano, todas essas partes do cérebro se comunicam entre si, possibilitando uma consciência completa do mundo que os cerca.
Q.5) De acordo com Leontieve qual a diferença dos reflexos psíquicos animal e humano?
R: Os animais tem o reflexo psíquico da realidade, já os humanos tem o reflexo consciente da realidade, dirigido por sua própria história de vida e cultura.
Q.6) O que o salto de qualidade do cérebro integrado foram capazes de produzir?
R: O ser humano interferiu diretamente no mundo de forma consciente, desenvolvendo um instrumento poderoso de comunicação, possibilitando a chegada até seu estado atual, a linguagem.
Pesquise e exemplifique os tipos de memória descritas no texto estudado.
Pesquisa:
Memória sensorial: Retém brevemente a impressão de um estímulo depois que este desaparece. Possui grande capacidade de registro. É o tipo de memória que nos permite ficar “vendo” a página de algo que estejamos lendo por uma brevíssima fração de tempo, ainda depois de ter fechado os olhos.
Memória de curta duração: Permite-nos manter de forma acessível, uma pequena quantidade de informações recém adquiridas, que podem proceder diretamente da memória sensorial o da de longa duração, bem como ser o resultado do processamento mental desses dados. Esse tipo de memória é utilizado para tarefas corriqueiras , como guardar brevemente um número de telefone para qual precisamos ligar.
Memória de trabalho: Dura segundos, e é parecida
...