O Edgar Morin
Por: carolgms35 • 5/12/2022 • Abstract • 773 Palavras (4 Páginas) • 78 Visualizações
A Ética em Edgar Morin
Edgar Morin:
Nascido em Paris, 8 de julho de 1921;
Filho único de um casal judeu;
Perdeu a mãe aos 9 anos;
Foi militar, e é formado em direito, história, geografia, cinema, ciências políticas, filosofia e sociologia;
Seu verdadeiro nome é Edgar Nahoun, mas devido à perseguição vinda dos nazistas, Morin precisou mudar seu nome;
Por ser judeu, passou por vários países e se envolveu em diferentes partidos políticos;
Sempre esteve presente em grandes movimentos revolucionários, como a Guerra Civil Espanhola;
Teve influência marxista e sempre se posicionou diante de atos que ferissem aos direitos humanos.
Paradigma Antigo x Novo:
Morin se opõe ao pensamento reducionista, enxergando o indivíduo em toda sua completude (dimensão humana);
No paradigma antigo tem-se a ideia de uma verdade absoluta, concreta, fechada, que acabava por reduzir os saberes;
Tentativa de furto da verdade, ao passo que não ocorre a compreensão do todo;
Fragmentação do saber;
No novo paradigma defende-se um pensamento desprovido de certezas, com a finalidade de chegar em algo organizado e complexo;
Não ocorre a busca de uma causa linear para as coisas;
Ao estudar algo, sempre se procra contextualizar esse conceito, pois não deve ser separado do mundo;
As partes do todo devem ser interligadas;
Morin desenvolveu o pensamento voltado ao problema, em vez da solução.
Princípios da Inclusão e Exclusão:
Exclusão:
Expressado pelo egocentrismo, o qual pode vir a se tornar egoísmo, favorecendo a origem de muitos atos não aceitos eticamente;
Capaz de exigir o sacrifício de tudo, em prol de interesses individuais;
Garante a identidade singular do indivíduo, e inclui também a concorrência e o antagonismo em relação ao semelhante.
Inclusão:
Princípio que faz o indivíduo sentir-se parte de uma coletividade;
Permite ao sujeito incluir o Eu em um Nós, e esse Nós no centro do seu mundo;
Este princípio se manifesta desde o nascimento, pelo apego à pessoa próxima;
O sujeito pode ser conduzido ao sacrifício de si pelo seu grupo;
Sujeito:
É entendido através de três fontes: a interna (consciência do sujeito), externa (cultura, crença, normas sociais) e inerente (transmitida geneticamente);
Sujeito capaz de se auto-organizar e de se posicionar crítica e criativamente em sociedade;
Capacidade de estabelecer relações com o outro, transformando-se continuamente, superando-se, sendo, portanto, capaz de autotranscender-se, modificar o seu meio através da auto-eco-organização, a partir da sua dimensão ética.
Ética:
Teve fonte kantiana;
Tríade: indivíduo, espécie e sociedade;
Para Morin, a ética surge dentro do sistema sujeito-sociedade-espécie, e compreende a indissociabilidade e o antagonismo dos termos que estão a serviço da humanidade;
O indivíduo só consegue alcançar a ética por meio de seu pensamento complexo;
Para que ética seja exercida, devemos enxergar o outro como ser amado em sua dimensão humana. Olhar para a humanidade do outro e valorizá-la;
Para ele, o sujeito nasce na barbárie e deve ser inserido na ética.
Auto
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