O Estágios do Desenvolvimento Piaget
Por: Adrielle Anjos • 23/11/2017 • Trabalho acadêmico • 472 Palavras (2 Páginas) • 594 Visualizações
a)As principais características dos estágios do desenvolvimento estabelecidos por Piaget.
Sensório-motor (zero a dois anos): A criança explora o mundo através dos sentidos; ela precisa entrar em contato com objetos, ou seja, provar e tocá-los. Nesse estágio as ações geralmente a aprendizagem ocorre por reflexos, e há uma expectativa de inteligência individual, sem socialização.
Período Pré-operatório (dois a sete anos): Educação pré-escolar. Apresenta alguns estágios diferenciados: estágio egocêntrico (dois a quatro anos) e estágio intuitivo (cinco a sete anos). Aparição da função simbólica, isto é, os objetos começam a serem representadas por símbolos; a criança considera que todos pensam como ela, possuem uma noção de espaço adquirida por volta de dois anos, que antecede a noção de tempo, surgindo por volta dos quatro anos. A criança não consegue ainda entender transformações, mesmo que elas ocorram na sua presença, apresentando ausência de lógica, contradições na dala e ausência de autonomia de escolha.
Período Operatório Concreto (sete a onze anos): A criança já consegue usar a lógica para chegar às soluções da maior parte dos problemas concretos. Entretanto, sua dificuldade aumenta quando se trata de lidar com problemas não concretos.
Período Operatório Formal (onze a quinze anos): O pensamento lógico já consegue ser aplicado a todos os problemas que surgem e há a consolidação da personalidade. Se o ambiente for adequado e rico em estímulos, a criança se desenvolve melhor, o que favorece o crescimento físico, emocional e social do indivíduo.
b) As principais características dos estágios do desenvolvimento estabelecidos por Wallon.
Estágio Impulsivo-Emocional: Vai do nascimento até o primeiro ano de vida. É predominantemente afetivo, onde a criança está no mundo e não consegue se diferenciar dele; também não possui coordenação motora bem desenvolvida e seus movimentos são desorientados. Depois o ambiente facilita o desenvolvimento funcional da coordenação motora, ocorrendo uma transição da desordem às emoções diferenciadas.
Estágio Sensório-Motor Projetivo: De um a três anos, aproximadamente. É predominante nessa fase a inteligência prática, que ocorre com interação de objetos com o corpo da criança, e a inteligência discursiva, através da imitação. Nessa fase, o mundo externo predomina nos fenômenos cognitivos, e os pensamentos se projetam em atos motores.
Estágio do Personalismo: Vai aproximadamente dos três aos seis anos de idade. É marcado pela formação da personalidade da criança e da autoconsciência. A criança tem uma crise de oposição, ou seja, se opõe sistematicamente ao adulto e adota a representação de papéis, vestindo-se e agindo igual sua mãe ou igual a princesa que viu em um desenho.
Estágio Categorial: De nove a onze anos, aproximadamente. Nesse período, a inteligência predomina as emoções, a criança desenvolve capacidades de memória e atenção voluntária e seletiva, começando a aprender conceitos concretos, autodisciplina, tendo um salto em seu desenvolvimento humano.
Estágio da Adolescência: A criança começa a passar por transformações físicas e psicológicas, os conflitos internos começam a aparecer, gerando crises de rebeldia e imposição.
...