O Homem que Confundiu a Mulher com Um Chapéu - Nivelado
Por: Brunno Rezende • 20/11/2018 • Relatório de pesquisa • 348 Palavras (2 Páginas) • 564 Visualizações
O homem que confundiu a mulher com um chapéu
Resenha crítica dos textos de Oliver Sacks
Goiânia - Goiás
2018
Nivelado
Nivelado apresenta o caso do Sr. MacGregor, paciente da clínica de neurologia do Asilo St. Dunstan’s. Senhor MacGregor procurou Sacks, depois de, algumas pessoas o informarem que o mesmo estava andando de maneira inclinada para o lado, maneira esta que lembrava a torre de Pisa e parecia que ele iria cair a qualquer momento (SACKS, pg. 88), MacGregor aparentemente não tinha ciência dessa inclinação, foi somente após ver uma filmagem na qual anda pelo consultório que a percebeu e ficou perplexo. Uma vez que tenhamos formado uma ideia errada acerca da realidade, temos mais dificuldades para enxergar a verdade (MYERS,1986. Pg 208) .
O motivo pelo qual o Senhor MacGregor não ter noção desta inclinação é o fato de possuir Parkinson, sabe-se também que os pacientes no parkinsonismo tendem a evoluir dificuldades a tarefas cotidianas e cognitivas. Para melhor explicação pode-se usar a analogia do nível-bolha, na qual o próprio senhor MacGregor compara os órgãos internos do ouvido, importantes para a noção de equilíbrio no corpo humano, com um nível-bolha, usado na carpintaria para identificar superfícies desreguladas (SACKS, pg. 90). Na obra The Basal Ganglia and Posture (1967) de J. Purdon Martin se aprofunda nesse estudo, segundo ele deve haver algum centro ou autoridade superior no cérebro que exige ser informada a condição de estabilidade ou instabilidade do corpo. Purdon Martin foi de grande importância nessa área, pois além de seus estudos ele apresentou mecanismos para acarretar uma ”normalidade artificial” para pacientes com Parkinson.
A solução para o caso Nivelado foi o paciente usar o chamado óculos de nível, que foi fabricado com ajuda do próprio Sr. MacGregor, para regular sua visão, pelo seu formato ajudasse a melhorar sua audição trazendo auxilio ao labirinto interno do ouvido (MYERS. Pg. 187) e reflexo e postura se corrigisse de maneira parcial, porém compensando o desequilíbrio. Além dele outros pacientes usaram este aparelho mostrando ser eficiente no tratamento do parkinsonismo (SACKS. Pg. 93)
...