O Modelo de Laudo Psicológico
Por: bruno cristian antunes • 22/5/2021 • Resenha • 512 Palavras (3 Páginas) • 6.825 Visualizações
Laudo Psicológico
Identificação
Autores: Bruno, Felícia, Vitória e Débora - CRP: 0000/11
Interessado: Faculdade Ciências Médicas
Sujeito:Ana Luísa Dias Bicalho
Idade: 23 anos
Data de Nascimento: 31/10/1994
Sexo: Feminino
Profissão: técnica em enfermagem e estudante de direito.
Assunto: Avaliar sintomas compatíveis com Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
Descrição da demanda
A paciente Ana Luisa Dias Bicalho, tem a demanda de avaliação psicológica pois acredita ter sintomas compatíveis com um possível diagnóstico de Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Ela tem se aconselhado com um psicólogo que sugeriu a procura pela avaliação.
A paciente relata se sentir a mais “lerda” da família, tendo em vista que seu pai (muito exigente) a compara com duas irmãs. Há também duas tias paternas muito próximas e muito críticas, que costumam “dar indiretas” sobre seu desempenho. Relata ter sido sempre uma aluna média no colégio, precisou mudar de colégio por problemas financeiros mas suas irmãs não, pois haviam conseguido bolsa estudantil. Ficou seis meses em uma clínica particular de enfermagem mas foi demitida por falta de atenção aos procedimentos e relata estar em uma faculdade de direito “fraquinha” pois foi o que conseguiu com suas notas.
Procedimento
Foram utilizados instrumentos psicológicos para avaliar a capacidade de atenção e aspectos da personalidade. Os testes aplicados foram: WAIS-III, Testes de Atenção (TEACO-FF/ TEADI /TEALT), Escalas Beck (BDI e BAI), Figura Complexa de Rey, Versão Brasileira do Roteiro de entrevista MINI-PLUS, Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) e Formulários padronizados para a avaliação de TDAH em adultos (Barkley & Murphy, 2008).
Análise
Nos TEACO-FF/ TEADI /TEALT, que são testes que medem a capacidade de atenção a paciente apresentou boa capacidade. Os percentis alcançados são todos superiores a 70, indicando resultado superior ao de 70% da amostra de escolaridade. Nas Escalas Beck (BDI e BAI), a paciente obteve grau leve de depressão e moderado de ansiedade (obteve 35 pontos na cópia e 22 na reprodução de memória). Na versão Brasileira do Roteiro de entrevista MINI-PLUS, a paciente preenche critérios em algumas categorias diagnósticas como, Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtorno Depressivo Maior, atual e passado. Na Bateria Fatorial de Personalidade (BFP) foi relatado alto nível em Neuroticismo e Abertura e baixos níveis em Extroversão, Socialização e Realização. Os formulários padronizados para a avaliação de TDAH em adultos (Barkley & Murphy, 2008), obteve pontuação clinicamente significativa, excedendo o limiar proposto pelo DSMIV de seis sintomas. Ela apresentou 8 em 9 sintomas atuais de desatenção e 7, também em nove, de hiperatividade-impulsividade.
Conclusão
A
...