O Processo de Luto
Por: larissanunes1 • 18/7/2019 • Trabalho acadêmico • 9.983 Palavras (40 Páginas) • 297 Visualizações
UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC
CURSO DE PSICOLOGIA
LARISSA NUNES DA SILVA
O PROCESSO DE LUTO NA SEPARAÇÃO CONJUGAL
CRICIUMA
2018
LARISSA NUNES DA SILVA
O PROCESSO DE LUTO NA SEPARAÇÃO CONJUGAL
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientador(a): Ma Fernanda De Souza Fernandes
CRICIUMA
2018
LARISSA NUNES DA SILVA
O PROCESSO DE LUTO NA SEPARAÇÃO CONJUGAL
Trabalho de Conclusão de Curso, apresentado para obtenção do grau de psicólogo no curso de Psicologia da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.
Orientador(a): Ma Fernanda De Souza Fernandes
Criciúma, 21 de novembro de 2018
BANCA EXAMINADORA
Prof. Fernanda De Souza Fernandes – Mestranda em saúde coletiva (Universidade Federal de Santa Catarina) - Orientadora
Prof. Luis Claiton Medeiros Ehlers - Psicólogo clínico
Prof. Elenice de Freitas Sais – Mestre em Ciências Ambientais - (UNESC)
AGRADECIMENTOS
Agradeço primeiramente a Deus que jamais me abandonou e me deu forças quando nem eu mesma sabia que conseguiria e conquistaria.
Aos meus pais Everaldo Da Silva e Marilene Nunes Da silva pela criação e pelos ensinamentos passados, pois sem eles eu não seria quem sou hoje e não estaria onde estou.
A minha avó (in memorian) que em grande parte de minha vida ofereceu seu tempo para me cuidar. Obrigada pelos seus cuidados e ensinamentos, sem você não seria quem sou hoje e mesmo tendo partido tão pouco antes de me ver concluir minha graduação, sei que sempre acreditou e torceu pelo meu sucesso.
Ao meu irmão que é o meu maior exemplo de força e determinação, sem você eu não saberia o significado de orgulho e amor.
Ao meu namorado que precisou escutar e aguentar meus momentos de ansiedade e nervosismo, ouvindo repetidamente sobre meu tema escolhido. Obrigada por sempre me incentivar e me acalmar sempre que precisei, você é uma parte de quem sou hoje.
Meus sinceros agradecimentos a Professora Fernanda, que com sua grande experiência me ajudou nessa caminhada e que em todo momento me incentivou, obrigada por seus conhecimentos e por não ter medo de compartilhá-los. Gratidão por ter acreditado e não ter desistido do meu amado tema. És uma pessoa maravilhosa.
Agradeço ao curso de Psicologia da UNESC que é composto por profissionais incríveis e que se dedicam ao que fazem. Obrigada pela oportunidade de estudar nessa Universidade e apresentar esse tema como conclusão de curso.
Agradeço também a banca que aceitou o meu convite e se disponibilizou para ler e compartilhar seus conhecimentos sobre o tema escolhido.
RESUMO
Durante a vida, o ser humano pode vivenciar situações de perdas essas vivencias causam sofrimentos em razão do rompimento de vínculos de relações afetivas, como a separação conjugal. O objetivo deste estudo foi de compreender o processo de luto vivenciado por mulheres no processo de separação conjugal. Trata se de uma pesquisa realizada no município de Araranguá/SC com 10 participantes que foram acessadas através da técnica snowball [bola de neve]. A pesquisa foi aprovada no CEP apresentando parecer nº2.857.649. Os resultados foram sistematizados em cinco categorias procurando demonstrar as particularidades de cada mulher na vivência do seu processo de separação, do seu luto, com base na teoria do apego de Bowlby e as fases do luto descritas por Kubler-Ross. Conclui-se que o processo de luto surge como uma nova visão/sentido de vida, onde precisa adaptar-se diante do rompimento do vinculo afetivo. Considera-se significativo que profissionais reconheçam e auxiliem mulheres em processo de luto na separação conjugal, que familiares e amigos possam auxiliar a mulher na vivência dos sentimentos emergentes no processo e que haja ampliação de estudos e divulgações sobre o tema.
Palavras-chave: Luto; Separação Conjugal; Apego Afetivo.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 6
2 HIPÓTESE 9
3 OBJETIVOS 9
3.1 OBJETIVO GERAL 9
3.2 OBJETIVO ESPECÍFICO 9
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 10
4.1 A TEORIA DO APEGO NA VISÃO DE BOWLBY 10
4.2 A RELEVÂNCIA DAS RELAÇÕES AFETIVAS/AMOROSAS E A RELAÇÃO CONJUGAL 11
4.3 QUANDO UMA RELAÇÃO CONJUGAL SE DESGASTA 12
4.4 LUTO POR PERDAS E SEPARAÇÕES 13
5. METODOLOGIA 18
5.1 DESENHO DO ESTUDO 18
5.2 LOCAL E PARTICIPANTES DO ESTUDO 19
5.3 COLETA DE DADOS 20
5.4 ANÁLISE DOS DADOS 21
5.5 ASPECTOS ÉTICOS 21
6 RESULTADOS E DISCUSSÃO 23
CONSIDERAÇÕES FINAIS 32
REFERÊNCIAS 34
APÊNDICE A – Roteiro de entrevistas 37
APÊNDICE B – Convite para participação na pesquisa 38
ANEXO A – Termo de Consentimento livre e esclarecido 39
ANEXO B- Declaração de ausência de anuência 42
ANECO C - Parecer da Pesquisa.............................................................................44
...