O Projeto Integrador
Por: Rhaireis • 29/4/2019 • Trabalho acadêmico • 1.707 Palavras (7 Páginas) • 259 Visualizações
Introdução
O presente trabalho refere-se ao Estagio Básico Supervisionado: Prática em Análise do Comportamento, proposto para acadêmicos do curso de Psicologia no segundo semestre, e tem como objetivo e importância, desenvolver habilidades de observação e registro em relação ao comportamento de hábitos de estudo em um sujeito e sua interação com o ambiente.
“Ao definir comportamento, podemos descrever as mudanças envolvidas no próprio comportamento ou os seus efeitos no ambiente ou as duas coisas juntas.” (FAGUNDES,2015).
A prática de observação é de grande importância, e tem se mostrado ferramenta indispensável dentro do contexto de análise do comportamento, uma vez que por meio dela o profissional de Psicologia pode reconhecer o comportamento humano e suas características de forma organizada.
Objetivo
Informar as atividades de observações do comportamento; analisar hábitos de estudo, apresentar as características do local de estudos do sujeito e suas interações com o meio.
Proporcionar ao aluno desenvolver habilidades e competências na técnica da observação e ensinar a coletar dados sobre o comportamento humano em situação ambiental, resultando experiência, conhecimento e a análise de dados.
Justificativa
O estágio em Análise do Comportamento do curso de Psicologia tem grande importância, pois dispõe de ferramentas para a observação do comportamento, auxiliando a reconhecer as origens do comportamento e reforçando os procedimentos que o analisado precisa para alcançar seus objetivos.
“(...) Tendo em vista que a observação científica é utilizada pelo psicólogo como um instrumento para coletar dados, e que a observação científica é uma observação sistemática e objetiva, que requer a adoção de procedimentos específicos de coleta e de registro de dados, consideramos de fundamental importância um curso que possibilite o treinamento dos alunos no uso deste instrumento”. (DANNA, MATOS, 2011, p.16).
Este trabalho visa indicar à importância da necessidade do comportamento nos hábitos de estudo.
Do ponto de vista da Análise do Comportamento, “estudar” é um verbo que resume inúmeros comportamentos, tais como organizar material, sentar-se e folhear um material acadêmico, fazer lição, ler um texto, responder perguntas, etc. (Hübner & Marinotti, 2000; Regra, 2004).
Entretanto, para desenvolver hábitos de estudo o sujeito precisa se adequar aos comportamentos produzidos pelo hábito de estudar para alcançar resultados satisfatórios.
Método
Coleta de dados do comportado dos hábitos de estudo.
Sujeito
Sujeito do sexo masculino solteiro 40 anos estudante de psicologia segundo semestre na universidade UNINOVE no período matutino e exerce a profissão de cabeleireiro no período vespertino.
Ambiente
Vídeo 1-Casa-Sala: Residência do Sujeito
Análise realizada em situação natural, na casa do sujeito especificamente na sala, apresentando determinadas características quanto a estimulação visual (celular, objetos sobre a mesa como boné, canetas etc.) e auditiva (maquina de lavar em funcionamento).
Vídeo 2-Local de Trabalho: Escritório
Análise realizada em situação natural, no local de trabalho do sujeito especificamente no escritório, apresentando determinadas características quanto a estimulação visual (celular, objetos situados em cima da mesa como impressora, calculadora etc.), auditiva (máquina de corte de cabelo, secadores, telefone, conversa de clientes etc.) e estimulação social (sujeito que entrava e andava no escritório).
Procedimento
O procedimento para o trabalho foi gravar dois vídeos de cerca de quinze minutos e a partir desses vídeos usar as técnicas de observação de comportamento (registro cursivo) aprendidas em sala de aula com as leituras dos livros “Descrição, Definição, Registro de comportamento”, “Aprendendo a Observar”, e o texto “Efeito do local de Estudo no Comportamento Estudar.
Discussão
Visto as técnicas de coleta de dados e registros, a observação dos hábitos de estudo, do sujeito não foram muito alteradas na analise dos dois vídeos o primeiro analisado na residência do sujeito e o segundo em seu local de trabalho.
“Psicólogos e cientistas do comportamento são pessoas comuns que usam linguagem coloquial no seu dia-a-dia; mas na sua atividade profissional, quando estão interessados em descrever, explicar e alterar o comportamento, devem usar uma linguagem científica (...) Pela objetividade, o relato científico se distingue dos demais. Sem objetividade, não teríamos bases sólidas para estudar um fenômeno”. (DANNA, MATOS, 2011, p.22).
Resultados
Comportamento de Estudar
Quanto ao comportamento estudar foi observado maior ocorrência na analise do vídeo 1, observado na residência do sujeito (Figura 1), e menor ocorrência na análise do vídeo 2 observado no local de trabalho do sujeito (Figura 2).
[pic 1]
Figura 1 -Duração do tempo em segundos do Comportamento Estudar na residência do sujeito
[pic 2]
Figura 2- Duração do tempo em segundos do Comportamento Estudar do local de trabalho do sujeito
Em relação a frequência do tempo em minutos do comportamento estudar, ocorreu com maior regularidade na observação do vídeo 1 observado na residência do sujeito ( Figura 3) e com menor ocorrência na analise do vídeo 2 observado no local de trabalho do sujeito( Figura 4).
[pic 3]
Figura 3-Frequência de tempo em minutos do Comportamento Estudar observado na residência do sujeito
[pic 4]
Figura 4-Frequência de tempo em minutos do Comportamento Estudar observado no local de trabalho do sujeito
[pic 5]
Figura 5- Frequência comparativa de tempo em minutos do Comportamento Estudar observados na residência e local de trabalho do sujeito
Quanto a frequência acumulada de tempo em minutos do comportamento estudar, foi observada maior ocorrência na observação do vídeo 1 observado na residência do sujeito (Figura 6) e com menor ocorrência na análise do vídeo 2 observado no local de trabalho do sujeito(Figura 7).
...