TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Que é A Psicologia

Projeto de pesquisa: O Que é A Psicologia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  673 Palavras (3 Páginas)  •  164 Visualizações

Página 1 de 3

Psicologia/O que é a psicologia?

< Psicologia

Ir para: navegação, pesquisa

Psicologia

Capa

Friso cronológico

A Psicologia é a ciência que estuda o comportamento, os processos mentais e a relação entre eles em todo o domínio em que entram os comportamentos observáveis (correr, andar, falar, etc) assim como os não-observáveis (pensar, emocionar-se, etc).

No fundo a fórmula mágica da Psicologia é:

ou seja, Resposta/Comportamento varia em função da relação entre Situação/Meio e Personalidade/Indivíduo. Esta relação abordaremos mais à frente no fim do 1º capítulo.

As disciplinas da Psicologia estão ligadas ao estudo da personalidade, da aprendizagem, da memória, da inteligência, do sistema nervoso e das relações inter-pessoais, do desenvolvimento humano, dos processos psicoterapêuticos, do sono e do sonho, do prazer e da dor, da vida e da morte... talvez, devido a estas últimas, se observa bastante a Psicologia como uma ciência oculta segundo o senso comum, porém ela é realmente uma ciência fidedigna.

Numa perspectiva histórica não podemos deixar de observar que os temas relativos às emoções, sentimentos e comportamento humano foram abordados pelas religiões e filosofia. Alguns filósofos como Friedrich Nietzsche (1844 — 1900, por exemplo utilizavam a expressão "psicologia" e "psicólogo". É comum entre os historiadores da psicologia atribuírem à Wilhelm Wundt (1832 — 1920) e Gustav Theodor Fechner (1801 — 1887) o início da psicologia científica ou experimental, a partir do século XX diversas sistemas teóricos foram desenvolvidos para intervir no comportamento humano entre estes podemos destacar a psiquiatria / psicopatologia e a psicanálise, os limites entre essas práticas e/ou disciplinas científicas e a psicologia são tênues assim como as múltiplas influências entre estas seja como fonte de inspiração para pesquisa ou fundamentação de divergências teórico - metodológicas e conceituais.

Alguns teóricos da história da psicologia propõem dividir as diversas tendências teóricas desta disciplina em escolas classificadas por área geográfica concentrando-se na Europa (Alemanha, Áustria e Rússia principalmente) e Estados Unidos da América tendo como centros dispersor a Alemanha ou mais especificamente a Universidade de Leipzig onde se situou o primeiro laboratório centro de formação avançada de psicólogos. A própria psicanálise e reflexologia russa mantiveram um dialogo com esse centro formador apesar de seguirem por caminhos mais ou menos diversos. Sigmund Freud (1856 — 1939) propondo o estudo do inconsciente opondo-se de certo modo a psicologia da consciência de Wundt apesar de seguir um caminho também iniciado por ele (a utilização da introspecção como método e estudo da moral e costumes) e Ivan Petrovich Pavlov (1849 — 1936) o fisiólogo russo que deu continuidade a abordagem neurofisiológica dos primeiros estudos da psicologia e da fisiologia em seu país ganhando notoriedade por receber o Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1904.

Observe-se que distintos princípios de reconstrução histórica poderiam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com