O RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - EXPERIMENTO 2
Por: Ana Maria Zunk • 24/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.071 Palavras (5 Páginas) • 567 Visualizações
UNIVAG – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO DE PSICOLOGIA
DÉBORA R. SAMPAIO
GUSTAVO FONSECA
IZABEL C. SANTOS
LUIS MÁRCIO
RELATÓRIO DE AULA PRÁTICA - EXPERIMENTO 2
Várzea Grande, MT
Outubro 2017
DÉBORA R. SAMPAIO
GUSTAVO FONSECA
IZABEL C. SANTOS
LUIS MÁRCIO
NIVEL OPERANTE ( EXPERIMENTO 2)
Trabalho referente à disciplina de Experimental desenvolvidas no laboratório de informática, através do software Sniffy orientado pela da Profª. Esp. Laiana Assis Olário.
Várzea Grande, MT
Outubro 2017
- INTRODUÇÃO
Neste trabalho iremos primeiramente definir como o rato se comporta no treino ao alimentador, bem como skinner demonstrou em seus experimentos.
Thorndike esteve na origem do condicionamento operante e baseado nas suas experiências que B. F. Skinner mais tarde desenvolveu sua teoria com esse processo e aprendizagem, ele começou com animais em laboratório. Em seu experimento um rato ou um pombo foram colocados em uma caixa experimental. Na caixa existia uma barra e/ou um disco (botão) e um recipiente que liberava água ou comida. O rato ou o pombo privados da água ou comida tiveram acesso tanto a água ou a comida toda vez que exibiram certo comportamento. No caso do rato o comportamento seria pressionar a barra e no pombo seria o comportamento de bicar um disco (botão) iluminado na parede da caixa experimental.
Condicionamento operante é o processo pelo qual alguns comportamentos fica sob o controle de suas consequências e efeitos, diz respeito ao procedimento por meio do qual é modelada tal resposta no organismo através do reforço e aproximações gradativas.
No experimento foi utilizado um software com o nome de Sniffy, que é um rato experimental inocente sendo então o sujeito da experiência, ele se localiza em um ambiente virtual com formato de uma caixa, contendo: comedouro, bebedouro e barra, então ele é estimulado a pressionar a barra para formar uma consequência e obter a comida em forma de resposta.
2.MÉTODO
2.1 Sujeito Experimental:
Rato virtual, denominado Sniffy Pro, denominado de Fuleco.
2.2 Equipamentos
Computador compatível com a arquitetura IBN equipado com Pentium ll ou superior , processador executando Windows 98 ou versão mais atualizada, com pelo menos 32 MB de memória RAM (recomenda-se 64 MB), CD-ROM 8x, placa de som de 16 bits com alto-falantes ou fones de ouvido e monitor colorido 800x600. Software Sniffy TM, Rato Virtual, Versão 2.0.
2.3 Procedimentos
2.3.1 Treino ao Alimentador
Este experimento foi realizado dia 13/10/2017 às 09:30, os alunos se dividiram em tarefas, um ficou com as anotações, dois com as observações, e um com o cronômetro. Primeiramente foi realizada a observação de ações do comportamento no ambiente experimental. Observamos que ele estava bastante inquieto, as vezes virava de costas impossibilitando observar o seu comportamento, tocou na barra algumas vezes como descriminado no gráfico. Encerramos a sessão que durou 10 minutos .
2.3.2 Uso do Alimentador
O objetivo deste experimento foi reforçar com pelotas o comportamento do sujeito pressionando a barra manualmente, observamos que Fuleco estava bem ativo, o sujeito se movimentava por quase todo a caixa se limpando, farejando e se levantando, então seguindo orientação da professora, toda vez q Fuleco chegava perto do alimentador pressionávamos a barra para o alimento descer, e Fuleco consumia imediatamente o alimento tido por nome de pelotas.
3. RESULTADOS
A resposta mais emitida pelo sujeito experimental foi de uma grande variedade comportamental, em que a resposta de pressão na barra mesmo em nível operante, é significativa. O Experimento nesta segunda etapa foi cronometrado em 10 minutos divididos de 1 em 1 minutos, Fuleco farejou (49) vezes, levantou-se(43) limpou-se (57) consumiu (87) e pressionamos a barra também (87)vezes, Fuleco tocou na barra (4) vezes e a pressionou (2) Observamos que ele ficava mais ativo quando pressionávamos a barra, e imediatamente ele consumia as pelotas. Apesar do experimento ter sido bem realizado, achamos que o mesmo não completou todos os requisitos necessários.
...