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O Resumo Psicologia

Por:   •  14/7/2023  •  Relatório de pesquisa  •  5.670 Palavras (23 Páginas)  •  64 Visualizações

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CENTRO DE ENSINO SUPERIOR FABRA (Cód. e-MEC 1256)

  1. MANTENEDOR DA FACULDADE BRASILEIRA CRISTÃ - FBC (Cód. e-MEC1908)

Modalidade Ensino Presencial Recredenciada pela Portaria MEC nº 1.870 de 29/10/2019, D.O.U. nº 211, seção 1, p. 49, de 31/10/2019.

Modalidade Ensino a Distância credenciada pela Portaria Ministerial nº 482

de 22/05/2018, D.O.U. nº 98, seção 1, p. 14, de 23/05/2018.

 

Resumos

Alunas : Gilmara das Graças  e  Suelen Carolina

A vontade de sentido na obra de Viktor Frank

Introdução

O psiquiatra austríaco Viktor Emil Frankl é o fundador da chamada Logoterapia, escola psicológica de caráter fenomenológico, existencial e humanista, conhecida também como a Psicoterapia do Sentido da Vida ou, ainda, a Terceira Escola Vienense em Psicoterapia. No fi nal dos anos 1920, Oswald Schwarz escreveu, em seu prefácio a um livro de Frankl, que as idéias centrais daquilo que viria a tornar-se a Logoterapia significavam para a história da psicoterapia o mesmo que a Crítica da Razão Pura para a filosofia .

O homem e a vontade de sentido

Em ambas as escolas, o conteúdo central era inaceitável para a visão de homem da Logoterapia - um psicologismo desonerador da díade ontológica liberdade-responsabilidade e uma visão antropológica estritamente solipsista, no âmbito motivacional. Em outras palavras, Frankl considerava que tanto o princípio do prazer de Sigmund Freud quanto o status drive de Alfred Adler falham justamente quando oferecem um ponto de vista análogo ao do funcionamento homeostático da redução de tensões em favor da restauração de um equilíbrio interno. A autotranscendência assinala o fato antropológico fundamental de que a existência do homem sempre se refere a alguma coisa que não ela mesma - a algo ou a alguém, isto é, a um objetivo a ser alcançado ou à existência de outra pessoa que ele encontre. Na verdade, o homem só se torna homem e só é completamente ele mesmo quando fica absorvido pela dedicação a uma tarefa, quando se esquece de si mesmo no serviço a uma causa, ou no amor a uma outra pessoa.

Os objetos do querer humano são entre si diversos, ao passo que o prazer sempre será o mesmo, tanto no caso de um comportamento valoroso como no caso de um comportamento contrário aos valores. Daí que ... o reconhecimento do princípio do prazer conduza inevitavelmente ao nivelamento de todas as possíveis fi nalidades humanas. Com efeito, sob esse aspecto, seria completamente indiferente que o homem fizesse uma coisa ou outra Se realmente víssemos no prazer todo o sentido da vida, em última análise, a vida pareceria sem sentido. Se o prazer fosse o sentido da vida, a vida propriamente não teria sentido algum .

É contra essa psicologia homeostática que Frankl se insurge, afirmando que, primariamente, o homem busca o sentido, e que este não tem qualquer relação de necessidade a priori com uma preocupação solipsista de redução de tensão ou de autogratificação. Como se sabe, uma questão crucial no escopo teórico da Logoterapia é a de que o sentido tem um caráter objetivo de exigência e está no mundo, não no sujeito que o experiencia. A distinção kantiana entre felicidade e ser-se digno dessa felicidade ilustra exatamente o argumento contra essa modalidade de individualismo identifi cada nos mecanismos homeostáticos das psicologias, segundo Frankl.

Espírito e liberdade na obra de Viktor Frankl

Dentro da obra Espírito e liberdade na obra de Viktor Frankl O presente trabalho terá como objetivo analisar o primeiro dos três pilares teóricos fundamentais do sistema conceitual da logoterapia, tais como Frankl os concebeu: a liberdade de vontade, a vontade de sentido e o sentido da vida (Frankl, 201, p1. 7). Este é um ponto de partida que considera.No presentmos relevante para uma compreensão satisfatória do pensamento frankliano, já que é geralmente através de uma discussão preliminar sobre a liberdade espiritual que se pode clarificar adequadamente os outros conceitos fundamentais do sistema.

Para Viktor Frankl, o homem está no centro e tem como impulso primário aquilo que chamou de "vontade de sentido", isto é, a vontade de descobrir o sentido da vida (que pode ser encontrado no amor, numa obra ou executando uma determinada tarefa). Frankl, assim como o animal "é" seus impulsos, o ser humano "é" sua liberdade, na medida em que esta é sua "característica permanente e definitiva", podendo a ela voluntariamente renunciar, mas não perder (Frank Em Busca de Sentido, Frankl afirma que não podemos evitar o sofrimento, mas podemos escolher como vamos lidar com o sofrimento e podemos encontrar um sentido nele. Para Frankl, o propósito da vida é fazer aquilo que você ama e viver com significado, sendo realizado mesmo em tempos complicados liberdade humana não é uma liberdade absoluta, solta, "flutuante"; ela só existe dialeticamente, perante as formas concretas de destino: "toda a liberdade humana depende do que há de fatal, na exata medida em que só neste elemento e a ele aderindo pode desenvolver-se" sobre isto, veja-se o que oferece a logoterapia: "O conceito de homem da logoterapia está baseado em três pilares, a liberdade da vontade, a vontade de sentido, e o sentido da vida" Frankl defende que a última instância da existência não é a consciência. Isso implica dizer que do mesmo modo que o animal não pode compreender o mundo humano, este não pode compreender o sobre-humano. A totalidade do ser humano é incompreensível, pois extrapola os limites do conhecimento.compreende que o homem é um ser livre e responsável . Livre no sentido de, apesar de alguns fatores determinantes (historicidade, a família que possui, a sociedade em que vive, por exemplo), pode realizar escolhas diante das possibilidades apresentadas à sua existência.

Princípios básicos da terapia cognitivo-comportamental

Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) baseia-se em dois pressupostos básicos, são eles, a saber: as cognições influenciam fortemente as emoções e os comportamentos das pessoas, de modo até controlador; e o outro é que o modo de agir ou de se comportar pode afetar profundamente os padrões de pensamento e as emoções

Terapia Cognitiva-Comportamental é uma abordagem estruturada, estabelecida a partir da colaboração entre terapeuta e paciente. A técnica consiste em buscar uma reestruturação cognitiva sobre emoções e comportamentos, por meio de intervenções sobre as cognições baseadas em eventos significativos para o paciente.

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