O Resumo Sobre as Oficinas Terapêuticas
Por: PsiMorales • 22/2/2023 • Ensaio • 410 Palavras (2 Páginas) • 43 Visualizações
Resumo sobre as oficinas terapêuticas
As oficinas terapêuticas tem sido de extrema importância para com os cuidados da saúde mental, principalmente no centro de atenção psicossocial. A atenção maior a essas políticas e práticas terapêuticas vem sido modificadas nas últimas quatro décadas.
Essas oficinas são normalmente dirigidas por profissionais como médicos, psicólogo. A fim de acolher essas pessoas, entrar com intervenções grupais quando necessário, buscar trazer um foco maior na subjetividade daquele individuo, na sua autonomia para poder se reintegrar novamente á sociedade. Elas promovem a esses pacientes sentimentos positivos de pertencimento, aprendizagem, troca, etc.
atendimento familiar nos caps
Podemos observar que a família é fundamental para a nossa formação pois, ela é o alicerce principal de um bom desenvolvimento humano. É através dos nossos pais que temos nosso primeiro contado com o mundo, onde recebemos afeto, tiramos nossas duvidas, aprendemos como agir diante das angustias e dificuldades, é com eles que recebemos os primeiros valores, entre outros.
Percebemos então que quando algum membro familiar adoece certamente sua família também será afetada. A situação pode ficar ainda pior quando, junto a essa patologia vir associadas a um preconceito, vergonha, medo, revolta. Com isso não só o doente, mas a família deve ter esse apoio em lidar com esses desafios.
É necessário envolver não só o indivíduo que está em um sofrimento psíquico, mas também suas famílias, pois a parceria entre o trabalho do caps é ainda melhor quando há a participação familiar. Pois nessa parceria os vínculos familiares podem ser fundamentais para a diminuição do sofrimento durante todo o processo de cura.
O CAPS tem demonstrado efetividade quando se trata de não isolar o paciente de suas famílias e da comunidade durante o tratamento, mas buscando envolve-los ainda mais nos atendimentos, pois além de intensificar suas relações o familiar se torna um parceiro da equipe, desse modo dividindo com as famílias o tempo e a responsabilidade de cuidar, apoiar e oferecer suporte e atenção.
É importante entender que a família por ser o elo mais próximo que esse paciente tem com o mundo, ela precisa de apoio, orientação, e fortalecimento, ou seja, o tratamento também é realizado com as famílias para a melhoria da qualidade de vida do doente e do familiar.
Referencias.
SCHRANK, Guisela. OLSCHOWSKY, Agnes. O centro de atenção psicossocial e as estratégias para a inserção da família. Revista da escola de enfermagem da USP, Rio grande do Sul, 17 de Mar de 2008. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/reeusp/a/skxLSVThZb3bjP68Ms9NGJg/?lang=pt>. Acesso em 23 Fev 2021
...