O Resumo de Psicologia
Por: Suzanaveiga • 28/9/2018 • Trabalho acadêmico • 1.742 Palavras (7 Páginas) • 216 Visualizações
Nome : Suzana Aparecida Marques Veiga
Questionário de história da Psicologia
1- O que é :
Frenologia: Teoria que reivindica ser capaz de determinar o caráter , grau de criminalidade ,características da personalidade pela forma da cabeça.
Fisiognomia: Avaliação do caráter de uma pessoa ,de suas habilidades e de sua inteligência com base nos traços fisiológicos e fisionômicos.
Mesmerismo: Uso do magnetismo e hipnotismo na cura de doenças.
Qual o significado e origem da palavra psicologia ?
É formada pelos termos gregos psyché (alma ) logos (razão).Portanto etimologicamente psicologia significa estudo da alma.
Qual a diferença entre idealismo e materialismo?
Idealismo : É uma corrente filosófica que emergiu apenas com o advento da modernidade ,uma vez que a posição central da subjetividade é fundamental . Seu oposto é o materialismo .
Materialismo: Explica fatos do universo pela natureza da matéria por leis físicas e químicas .
Qual a diferença entre mito e o pensamento filosófico?
Mito não tem bases ciêntificas ,são baseadas na tradição .Pensamento filosófico é baseado no concreto em dados prováveis .
Distinguir os filósofos Sócrates ,Platão e Aristóteles
Sócrates: Preocupação limite que separa o homem dos animais .Principal característica humana era a razão .A razão permitia ao homem sobrepor-se aos extintos ,que seriam a base da irracionalidade .
Platão: Dicípulo de Sócrates .Definiu um "lugar"para a razão : a cabeça,se encontra a alma do homem. A medula como elemento de ligação da alma com o corpo .A alma separada do corpo . Na morte , a matéria (o corpo)desaparecia ,mas a alma ficava livre para ocupar outro corpo.
Aristóteles: Discípulo de Platão foi um dos mais importantes pensadores da história da filosofía .Postulava que alma e corpo não podem ser dissociados .A psyché seria o princípio ativo da vida .O homem teria a alma racional , que tem a função pensante .Chegou a estudar as diferenças entre a razão , a percepção e as sensações.
Quais as principais ideias de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino?
Santo Agostinho ,inspirado em Platão :cisão entre alma e corpo .Alma não era somente a sede da razão ,mas a prova de uma manifestação divina no homem .A alma ( imortal,liga o homem a Deus ,sede do pensamento).
São Tomás de Aquino : O homem, na sua essência ,busca a perfeição através de sua existência .Mas somente Deus seria capaz de reunir a essência e a existência , em termos de igualdade . Portanto a busca de perfeição pelo homem seria a busca de Deus .Encontra argumentos racionais para justificar os dogmas da igreja e continua garantindo para ela o monopólio do estudo do psiquismo.
René Descartes -Qual o seu pensamento em relação a mente e o corpo ?
Postula a separação entre mente e corpo.O homem possui uma substância material e uma substância pensante ,e que o corpo ,desprovido do espirito ,é apenas uma máquina.
O que esse pensamento posibilitou para a ciência?
Esse dualismo mente-corpo torna possível o estudo do corpo humano morto ,o que era impensável nos séculos anteriores .Avanço da Anatomia e da Fisiologia ,que contribui o progresso da própria Psicologia.
Discuta a doutrina das ideias de Descartes .
A convicção de Descartes de que a verdade poderia surgir do uso cuidadoso da razão tornou-se o seu modo prioritário de funcionamento ,marcando-o como um racionalista . Para ele ,o caminho para o conhecimento da verdade baseava-se na capacidade humana de raciocinar , e de que a capacidade de raciocinar seria inata ao homem e alguns tipos de conhecimento não se baseariam na experiência do indivíduo ,mas sim dessa nossa capacidade inata de raciocinar.
Diferencie:
Mecanicismo: Doutrina para a qual os processos naturais são determinados mecanicamente e explicados pelas leis da física e da química .
Reducionismo: Para entender os fenômenos sociais basta reduzi-los as suas partes ,transformando as idéias complexas em idéias simples.
Determinismo: Qualquer ação é determinada pelos eventos do passado.
Positivismo: Reconhece fenômenos e fatos naturais observáveis de forma objetiva .Regeitava o espírito mecanicista ,de forma especulativa e indiscultível .
Materialismo: Explica fatos do universo pela natureza da matéria , por leis físicas ,químicas
Empirismo: Busca do conhecimento pela observação e a experiência.
Mentalismo: A mente é a realidade fundamental.
Como o Mecanicismo foi aplicado ao homem?
Através da reflexão que se desmanchássemos uma máquina entenderíamos o seu funcionamento e se separássemos o ser humano em partes o compreenderíamos melhor.
Sobre os empiristas ,sintetize o pensamento de :
Locke: O homem nasce sem conhecimento prévio .Aristóteles : Tabula rasa .Mente adquire conhecimento do meio pela experiência.
Berkeley: Assegura que todos os objetos percebidos no mundo exterior são apenas idéias presentes na mente .
Em que ele se difere de Locke : É a posição que Locke apresenta sobre o dualismo ;de que algumas idéias são o efeito de coisas externas (primárias ) e outras não (secundárias ).
David Hume: Considera que todo pensamento é uma cópia de algo ,todo conhecimento é adquirido através de experiências .
O que acrescenta aos outros filósofos?
Superação da metafísica pelo estudo do homem fundado na experiência , além de propor uma nova teoria do conhecimento fundada na experiência e não no experimento.
David Hartley: Lei da associação - idéias e emoções que ocorram juntas tornan-se associadas , a repetição é necessária a associação ,conhecimento a partir da experiência .
James Mill: Mente máquina passiva ,acionada por estímulos externos ,não há livre arbítrio ou criatividade , reduz a mente em componentes básicos .
John Stuart Mill : Mente papel ativo na associação de idéias . Idéias complexas são mais que a soma das partes individuais , porque adquirem qualidades novas .
Em que se diferem: Hatley associação , James Mill mente passiva , John Stuart Mill mente ativa .
...