O Trabalho de Psicopatologia
Por: 10121971 • 26/5/2016 • Resenha • 388 Palavras (2 Páginas) • 283 Visualizações
Os encontros com a realidade de algumas pessoas, em enfrentamento de adversidades, foram e serviram para um crescimento sem igual. Observar e vivenciar situações em que semelhantes que sofrem por transtornos mentais, desajustes comportamentais e, ainda assim, receber atenção e cuidado humanizado por parte da equipe, não é algo muito comum nesta sociedade capitalista e utilitária.
Tivemos experiências marcantes em um ambiente profissional com a possibilidade de exercer o que foi aprendido em sala de aula e ajudar pessoas em produção de socialização. Com os exercícios apresentados foi demonstrado o manejo dos estagiários em relacionar-se com o sofrimento alheio.
Com as atividades artesanais foi possibilitado aos internos um momento de expor suas angústias, seus sonhos e desejos por meio das pinturas e desenhos. Sem falar nos diálogos estabelecidos enquanto as oficinas aconteciam. Sempre era solicitado, da parte dos internos, que eles falassem sobre a vida deles.
Visitar a Mansão Vida trouxe a oportunidade de colocar em prática parte daquilo que, até então, era teoria. Entrar em contato com pessoas adoecidas mentalmente e dependentes químicos na luta contra as drogas foi enriquecedor e proporcionou reflexão dos preconceitos existentes para abrir a visão para reconhecer o próximo como apenas diferente.
As instituições de internação nos ofereceu oportunidades de crescimento técnicos, teóricos e práticos. Cada atividade e conversa serviram para relembrar conceitos e perceber que as letras dos livros, os diagnósticos e as enfermidades estão e são presentes na vida real das pessoas.
Acreditamos que todos se sentiram um pouco reticentes devido a situação de vivenciar o inesperado, pois era um lugar desconhecido para muitos, pessoas andando de um lado a outro, falando sozinhas, enfim, algo bastante incomum aos nossos olhos, não havíamos vivenciado tal situação.
Pensar em doentes psíquicos, a partir de agora, fica bem mais fácil. Ir além da teoria e vivenciar na prática a manutenção do cuidado por meio das habilidades apreendidas em sala de aula, foram experiências emocionantes que provaram que a escolha desta profissão foi acertada.
...