O assédio moral no ambiente de trabalho
Projeto de pesquisa: O assédio moral no ambiente de trabalho. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: yannnina • 6/10/2013 • Projeto de pesquisa • 2.181 Palavras (9 Páginas) • 856 Visualizações
O ASSÉDIO MORAL NO AMBIENTE DE TRABALHO
PROJETO DE PESQUISA
por
CARLA LIMA DE MAGALHÃES BARBOSA
Projeto de pesquisa apresentado à Faculdade de Direito de Leopoldina como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Direito.
Orientadora: Profª. Roberta Lima de Paula.
LEOPOLDINA
2007
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO....................................................................................................................03
2. OBJETIVOS.........................................................................................................................04
3. JUSTIFICATIVA..................................................................................................................05
4. METODOLOGIA.................................................................................................................06
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA........................................................................................07
6. CRONOGRAMA..................................................................................................................11
7. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS..................................................................................12
1. INTRODUÇÃO
O problema a ser discutido na presente pesquisa trata-se do assédio moral no ambiente de trabalho, o qual é oriundo da competição em nossa sociedade pela estabilidade no emprego, individualizando o trabalhador fazendo com que busque desenfreadamente o poder.
A individualização do trabalho esquecendo do indivíduo como pessoa, vendo-o como objeto ou coisa de serventia contribui para desencadear uma série de distúrbios ao trabalhador, tanto físicas como psíquicas.
Analisar-se-á as diferenças sociais, psicológicas, políticas, étnicas, religiosas que propiciam a discriminação e a marginalização no ambiente de trabalho.
O assédio moral é uma conduta depreciativa do caráter humano que torna-se muitas vezes pior que a lesão física, pois o espírito doente de nada vale para o corpo mesmo que sadio.
O terror psicológico, cada vez mais constante no ambiente de trabalho, incidindo danos ao trabalhador, tem sido motivo de grande reflexão perante a sociedade e será discutido na monografia.
2. OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral: reconhecer, prevenir e combater a incidência do assédio moral no ambiente de trabalho para se melhorar a qualidade de vida do trabalhador e evitar que novas pessoas sejam vitimadas.
2.2 Objetivos específicos:
- Conhecer as particularidades do assédio moral;
- Promover a conscientização da população acerca do problema estudando seu conceito, características e conseqüências;
- Combater a violência moral mediante a Carta Magna, fazendo valer os Princípios da Igualdade e da Dignidade da Pessoa Humana, dois dos principais pilares da Constituição Federal de 1988.
- Analisar profundamente o art.483 da CLT identificando as condutas previstas no artigo, já que no Brasil não há uma lei específica para assédio moral.
- Analisar as normas editadas pela OIT ( Organização Internacional do Trabalho) que proíbe o assédio moral e a Convenção 111 que proíbe qualquer tipo de discriminação.
3. JUSTIFICATIVA
A importância deste tema é pelo menos reduzir o número de vítimas e de agressores, responsabilizando os sujeitos pelos atos praticados. Já que tanto a chefia como os subordinados podem ocupar o lugar da vítima como o do agressor, é de extrema importância buscar sua identificação e nível de responsabilidade.
O tema assédio moral é de suma relevância no tocante às relações trabalhistas que é onde ele se manifesta. Trata-se de uma situação que desencadeia à vítima inúmeras doenças, tanto físicas quanto psicológicas, como a depressão, a síndrome do pânico, baixa auto-estima, tentativa de suicídio e até mesmo este consumado.
A motivação do tema é desmascarar o fenômeno do assédio moral na sociedade “politicamente correta” que nega que tais fatos aconteçam com freqüência.
4. METODOLOGIA
Para a realização desta pesquisa científica, serão feitas pesquisas às obras de Direito do Trabalho, bem como em outras obras que abordem o aludido tema, como os Manuais de Direito Constitucional, textos retirados da internet, reportagens e livros acerca do assunto.
Apesar de se tratar de um trabalho basicamente doutrinário e jurisprudencial, poderão ser realizadas pesquisas em campo ou qualquer outra forma de investigação como entrevistas.
5. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O assédio é o termo empregado
...