O que é desenvolvimento para Piaget
Artigo: O que é desenvolvimento para Piaget. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: liatregnaghi • 20/5/2014 • Artigo • 649 Palavras (3 Páginas) • 413 Visualizações
O que é desenvolvimento?
É a experiência que vai ser adquirida ao longo da vida.Refere-se ao desenvolvimento mental e ao crescimento orgânico, que são formas de organização da atividade mental, essas estruturas mentais permanecem e garantem a continuidade do desenvolvimento.
O que é desenvolvimento para Piaget?
Os estudos e pesquisas de Piaget demonstram que existem formas de perceber, compreender e se comportar diante do mundo, próprias de cada faixa etária, isto é, existe uma assimilação progressiva do meio ambiente, que implica uma acomodação das estruturas mentais a um novo dado do mundo exterior.
Desenvolvimento:
1) Do biológico ao psicológico.
2) De estruturas menos complexas para mais complexas.
Adaptação-assimilação-acomodação
Adaptação: é um equilíbrio entre o organismo e o meio, a forma de inteligência que o individuo usa para se adaptar ao meio em que vive.
Assimilação: é a incorporação de elementos do meio a estrutura.
Acomodação: refere-se às mudanças e ajustes ocorridos nos esquemas de em relação ao objeto assimilado.Considerando a inteligência cuja função é estruturar o universo, estabelecendo relação entre o pensamento e as coisas.
Principais características de cada fase/estágio de desenvolvimento.
Período sensório-motor (0 a 2 anos)
Nessa fase a inteligência da criança se desenvolve antes da fala, o bebe consegue coordenar os movimentos das mãos e dos olhos para pegar os objetos e estabelecer diferença entre os objetos, aumentando sua capacidade de adquirir hábitos novos.Nota-se também o desenvolvimento físico acelerado que é o suporte para o aparecimento de novas habilidades. Estabelece relação entre fatos e a construção da noção do eu: diferenciação entre o si mesma e os objetos e pessoas ao seu redor, também o aparecimento da função simbólica que anuncia a próxima etapa.
Período pré-operatório (2 a 7 anos)
Nesse período o mais importante é o aparecimento da linguagem, que irá acarretar modificações nos aspectos intelectual, afetivo e social da criança. Nesse momento a criança começa a falar sobre algo ou alguém que não esta presente, sobre algo que já aconteceu ou que vai acontecer, ou seja, já se pode dizer que há pensamento. Porem, o pensamento nesta fase esta referenciada á própria criança que, aliás, acaba de construir uma noção do eu. Por ainda estar concentrada em si mesma, ocorre uma primazia do próprio ponto de vista, o que torna impossível o trabalho em grupo, pois a criança não consegue se colocar sob o ponto de vista do outro. Esse pensamento também não coordena duas operações de formas simultâneas e sim de forma sucessiva o que faz com que a criança não consiga fazer o caminho inverso de uma ação mental, ou seja, ir e vir para ela são ações disjuntas. No aspecto afetivo, surgem os sentimentos interindividuais, sendo um dos mais relevantes
...