OS FUNDAMENTOS DA NEUROPSICOLOGIA
Por: Favim iss • 10/3/2019 • Resenha • 621 Palavras (3 Páginas) • 453 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO INTEGRADO
DISCIPLINA: FUNDAMENTOS DA NEUROPSICOLOGIA
Luria (1972) descreve a história de “O homem com um mundo estilhaçado” afirmando tratar-se de: “(...) uma pessoa que lutou com a tenacidade dos condenados para recuperar o uso de seu cérebro danificado. Embora, sob muitos aspectos, ele tenha continuado tão desvalido quanto antes, a longo prazo foi vitorioso em sua luta”.
Conforme a leitura do texto, e a redefinição dos conceitos de função e localização (Luria, 1979), responda:
1) Qual a contribuição da neuropsicologia para indivíduos com danos estruturais recuperarem suas atividades cognitivas e tipicamente humanas?
- O cérebro funciona em conjunto e o objeto da neuropsicologia é o estudo das modificações comportamentais resultantes da lesão cerebral. O cérebro constitui-se enquanto um produto mais elevado da evolução humana. Recebe, processa e retém informações, monta programas de comportamento e regula sua execução. A impressão superficial que se tem do cérebro como uma massa cinzenta uniforme e indiferenciada opõe-se à inconcebível complexidade e diferenciação que esse órgão realmente possui (visão holística). O localizacionismo estreito entende o cérebro como fragmentado, onde cada parte do cérebro tem uma função.
- Luria (1979) define função enquanto um sistema funcional onde a presença de determinada tarefa é desempenhada por vários mecanismos e levam o processo a um resultado constante. Compreende-se que esse sistema compõe uma complexidade dinâmica na qual “o objetivo final permanente é realizado pelo sistema mutável de suas partes componentes”. As funções mentais superiores podem ser consideradas como sistemas funcionais de composição complexa, solicitando a cooperação de diferentes partes do cérebro. Desta maneira, considera-se que até as funções mais simples como a fala e a escrita, envolvem um número relevante de componentes que auxiliarão na concretização dessas ações. Com relação à localização, entende-se que as funções mentais são organizadas em sistemas de zonas que cumprem cada uma o seu papel dentro de um sistema, e cada componente pode estar em regiões diferentes do cérebro. Quanto mais complexa é a função, menos localizado. O sintoma seria a verificação da perda de uma determinada função, que se dá pela análise da atividade mental alterada, buscando a determinação dos fatores envolvidos nessa atividade e das estruturas cerebrais que constituem sua base.
- Zasetsky tinha problemas de armazenamento de informações, percepção, equilíbrio, motricidade. A neuropsicologia contribui para a recuperação após os danos estruturais entendendo onde está a lesão e quais são as lesões danificadas permanentemente, e como através das outras funções que não estão danificadas a gente consegue uma relação mais coesa pra conseguir ir levando a vida. Cabe relacionar isso à ideia de compensação, onde a parte do cérebro que não está lesionada vai desempenhar a função (se tiver como) daquela que está lesionada.
2) No caso de Zasetsky, quais os impactos do dano na zona 1, 2 e 3 do córtex parieto-occiptal (2º Sistema Funcional)?
-No caso de Zasetky, como os danos sofridos foram na zona secundária do cérebro (parieto- occiptal esquerda), o mesmo passou a ter dificuldades na visão, compreensão de informações e até a perda do campo de visão do olho direito. Essas dificuldades fizeram com que dificultasse o entendimento de tais objetos, afetando tudo que tivesse relação com a zona parieto-occiptal. O cérebro possui três zonas de funcionamento, sendo que a primeira tem a função de vigília, a segunda de recepção e processamento e armazenamento de informações e a terceira é responsável pelo recrutamento, planejamento e verificação de ações. Zasetky sofreu danos no segundo sistema funcional, que possui grande importância nas funções que realiza, mais especificamente na zona parieto- occiptal. A confusão de pensamentos e comportamentos aconteceu devido à zona que retém informações, a terceira, não dar conta de manter as funções memorizadas e reconhecer as coisas ao seu redor.
...