Os CAPS
Por: Daiane_23 • 22/9/2015 • Projeto de pesquisa • 526 Palavras (3 Páginas) • 239 Visualizações
ANEXO I – FORMULÁRIO OBRIGATÓRIO PARA ELABORAÇÃO DOS RELATÓRIOS
UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP
ICH – Curso de Psicologia / Campus Paraíso
Nome: .........
Ra:B....
Semestre / Período:4.Semestre
Título da atividade: Vista ao CAPSad
Local: Centro de Atenção Psicossocial
Os CAPS são instituições destinadas a acolher pacientes com transtornos mentais, estimular sua integração social e familiar e apoiá-los em suas iniciativas de busca da autonomia, oferecendo-lhes atendimento médico e psicossocial. Um dos objetivos do Programa é possibilitar a organização de uma rede substitutiva ao Hospital Psiquiátrico no Brasil.
A visita ocorreu no CAPSad Álcool e Drogas, da cidade de Ribeirão Pires São Paulo, com atendimento diário à população com transtornos decorrentes do uso e dependência de substâncias psicoativas, como álcool e outras drogas.
O consumo do álcool e outras drogas, exceto tabaco, respondem por 12% de todos os transtornos mentais graves na população acima de 12 anos no Brasil, sendo o impacto do álcool dez vezes maior se comparado ao conjunto das drogas ilícitas, e aproximadamente 10% da população dos centros urbanos mundiais consomem abusivamente substâncias psicoativas, independentemente da faixa etária, gênero, nível de instrução e poder aquisitivo.
A maioria dos pacientes do CAPSad de Ribeirão pires são em faixa etária de 16 á 62 anos, a maioria são homens com faixa etária entre 39 e 50 anos, conforme o relato do psicólogo que me apresentou a instituição 50% são dependentes de álcool, enquanto que os outros 50% são dependentes de múltiplas drogas, incluindo maconha e crack.
Conforme foi apresentada na matéria de neurofisiologia a dependência química é uma doença crônica que afeta o funcionamento do cérebro, o consumo seguido de substâncias psicoativas produz no cérebro um efeito semelhante ao que acontece no coração de pessoas com problemas cardíacos. Reduz o metabolismo em áreas como o córtex orbito frontal.
Essa área também é afetada no transtorno obsessivo-compulsivo, é a região do cérebro que nos permite mudar o comportamento de acordo com a necessidade.
O sistema nervoso humano é dividido didaticamente em sistema nervoso central e sistema nervoso periférico, o sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo é composto pelo cérebro, cerebelo e tronco encefálico. Esse último tem continuação com a medula espinhal.
Funcionalmente, pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso de vida de relação ou somático, ou seja, aquele que relaciona o organismo com o meio ambiente; e o sistema nervoso visceral, que inerva e controla as estruturas viscerais. Esse último atua de maneira autônoma, ou seja, independentemente da vontade do indivíduo, exemplos da ação desse sistema são os batimentos cardíacos, o movimento dos intestinos, a secreção de hormônios, o suor, entre outros.
...