Os Cargos e Trabalhos
Por: Ana Barbosa • 18/5/2016 • Trabalho acadêmico • 686 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
O Cargo e a Análise do Trabalho
Pontos que podem ser analisados:
- Natureza específica de um cargo;
- Condições de trabalho;
- Especificações dos equipamentos de trabalho;
- Motivos de saída de funcionários ocupantes do cargo;
- Número de acidentes de trabalho relacionados ao cargo;
- Grau de motivação e envolvimento dos ocupantes do cargo;
- Possibilidades de crescimento e desenvolvimento no cargo e na carreira;
- Varia de organização para organização, de mercado para mercado é algo extremamente dinâmico.
Conceitos:
- Cargo: conjunto de funções / tarefas, deveres e responsabilidades com uma posição definida na estrutura organizacional e que o torna distinto dos demais cargos. De acordo com a posição é definido as relações entre os cargos e as pessoas que o ocupam. O ambiente de trabalho, suas condições e exigências também variam de cargo para cargo.
- Tarefa: é a atividade executada por um indivíduo que ocupa determinado cargo.
- Função: é o agregado de tarefas atribuídas a cada indivíduo na organização.
- Análise do cargo: é o estudo que se faz para reunir informações sobre o cargo e as especificações exigidas do seu ocupante.
- Descrição de cargo: é o relato das tarefas descritas de forma clara e organizada.
- Especificação de cargo: é o relato dos requisitos, responsabilidades e incômodos impostos ao ocupante do cargo.
- Grupo ocupacional: é o conjunto de cargos que se assemelham quanto à natureza do trabalho. Pode ser Gerencial, Administrativo ou operacional.
Especificações do Cargo
- Área Mental:
Determina os acontecimentos teóricos ou práticos necessários para que o ocupante do cargo desempenhe adequadamente suas funções. Os requisitos ou fatores mais comuns dessa área são: conhecimento, instrução, experiência anterior, treinamentos específicos, iniciativa, complexidade da tarefa e supervisão recebida.
- Área de Responsabilidades:
Determina as exigências impostas ao ocupante do cargo para impedir danos à produção, ao patrimônio e à imagem da empresa. Os requisitos ou fatores mais comuns são as responsabilidades por: propriedades, dinheiro, erros, supervisão, numerários, títulos ou documentos, contatos, dados confidenciais / relatórios, material, ferramentas e equipamentos.
- Área Física:
Determina os desgastes físicos e mentais impostos ao ocupante do cargo em decorrência de tensões, movimentos, posições assumidas, cobranças, resultados, etc. Os requisitos e fatores mais comuns são: esforço físico, concentração mental e visual, destreza ou habilidade, aparência, idade, peso, altura, estado civil, audição, resistência a frustração, flexibilidade, capacidade de adaptação a mudanças, etc.
- Área de Condições de trabalho:
Determina o ambiente onde é desenvolvido o trabalho e os riscos a que está submetido o ocupante do cargo. Os requisitos ou fatores mais comuns são: ambiente de trabalho e riscos.
Quais os elementos que existem no local de trabalho, isolados ou concomitantes e que podem afetar o conforto, a disposição ou a própria saúde do empregado? Quais, entre os seguintes, se aplicam e qual o grau de sua incidência?
- Pó, umidade, chuva, vibrações, reagentes, temperatura, fumaça, limalha, radiações, sol, ventilação, confinamento, odores, óleos, graxas, corrosivos, ruídos, tóxicos.
Quais os acidentes que atos normais de descuido podem ser provocados no emprego, por ele próprio? Qual a sua seriedade?
Qual o EPI – Equipamento de Proteção Individual disponível para ele? Em que grau ele contribui para reduzir a seriedade dos acidentes possíveis?
Modelo Clássico ou Tradicional
...