Os Centros de Atenção Psicossocial
Por: Victóia Mota • 27/2/2023 • Resenha • 393 Palavras (2 Páginas) • 74 Visualizações
REFERÊNCIA: Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Disponível em: http://www.ccs.saude.gov.br/saude_mental/pdf/SM_Sus.pd Lei Nº 10.216 de 06/04/2001. Disponível em: http://www.inverso.org.br/index. php/content/view/3605.html Declaração de Caracas, 1990. Disponível em: www.laps.ensp.fiocruz.br/arquivos/documentos/12 | Texto 1 |
Nome: Victória Correia Mota, João Vitor Souza de Freitas
RA: F294790, F228797
Data: 27/02/2023
Os Centros de Atenção Psicossocial- Caps, é uma equipe profissional qualificados para promover ajuda para as pessoas com transtornos mentais e dependentes químicos, como usuários de drogas, procurando ajudar aquelas pessoas que passam por transtornos severos e acolhendo essas pessoas e seus familiares, para aqueles pacientes que passam por situações que podem causar sofrimento para si e a seus familiares. O CAPS promove diversos tipos de atividades terapêuticas, como por exemplo psicoterapia individual ou em grupo, oficina terapêutica, atividades comunitárias, atividades artísticas, orientação e acompanhamento do uso de medicação caso necessário, atendimento domiciliar e aos familiares. Os CAPS não são iguais eles são divididos e separados dependendo da especificidade da demanda, Existem; CAPS I e CAPS II, para adultos com transtornos severos e persistentes; CAPS III, este atende adultos diariamente durante setes dias também transtornos severos e persistentes; CAPSi, para atendimento de crianças e adolescentes; CAPSand, para tratamento de usuários de drogas e atendimento para pacientes em situações de dependência de substâncias psicoativas, possui um tratamento exclusivo para tratamento de desintoxicação.
RT- Residência terapêutica; são moradias inseridas na comunidade de pessoas que passaram muito tempo dentro de hospitais psiquiátricos, pessoas das quais não tem familiares, ou que não tem mais vínculos com seus familiares, esses moradores, recebem um benefício por estar lá mesmo que esse benefício as vezes não seja usado por eles, mas eles têm o direito de um salário-mínimo, este benefício que é chamado de BPC; Benefício de Prestação Continuada, que é para pessoas com deficiência, esse benefício é tutelado pelos profissionais de referência técnica e cuidadores, as casas podem ser autônomas ou independentes.
Dentro dessas comunidades nos estagiários, teremos a função de nos vincular com esses pacientes, será oficinas terapêuticas; é basicamente seria mecanismos em quais os pacientes, através da manipulação de objetos, de recursos artísticos, artesanais, dinâmicas de grupo, jogos, para assim através da socialização com os pacientes possam trabalhar seus conteúdos emocionais expressando-os, também é muito importante ressaltar a questão das roupas nestes locais, sempre uma roupa neutra, sem decotes não poderá usar roupas curtas, sapatos para o cuidado do próprio cuidador para o risco de acontecimentos imprevistos, sapatos e roupas confortáveis.
...