Os Teóricos da Personalidade
Por: alexiacaldeira • 16/11/2017 • Trabalho acadêmico • 4.892 Palavras (20 Páginas) • 331 Visualizações
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE – FSCGN[pic 1]
Psicologia
Alexia Caldeira
José Paulo da Silva
Kelly Graciele da Silva Moraes
Raiane Caye
TEORIAS DA PERSONALIDADE: Alfred Adler, Albert Bandura, Abram Maslow, B.F.Skinner, Carl Jung, Cal Rogers, Erik Erikson, Sigmund Freud.
Guarantã do Norte-MT
2017
FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS DE GUARANTÃ DO NORTE – FSCGN[pic 2]
Psicologia
Alexia Caldeira
José Paulo da Silva
Kelly Graciele da Silva Moraes
Raiane Caye
TRABALHO SOBRE TEORIAS DA PERSONALIDADE
Trabalho apresentado ao curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Sociais de Guarantã do Norte como requisito parcial para obtenção de média bimestral na disciplina Teorias da Personalidade.
Prof: Esp. Anilso G. M. Buchardt.
Guarantã do Norte-MT
2017
SUMÁRIO[pic 3]
1 INTRODUÇÃO
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 4
2.1. Teoria da personalidade segundo Freud 4
2.1.1 Realidade sócio econômica e cultural 4
2.1.2. Estrutura da teoria 4
2.2. Teoria da personalidade segundo Erik Erikson 5
2.2.1 Realidade sócio econômica e cultural 6
2.2.2. Estrutura da teoria 6
2.3.1 Realidade sócio econômica e cultural 7
2.3.2. Estrutura da teoria 7
2.4. Teoria da personalidade de Rogers 9
2.4.1 Realidade sócio econômica e cultural 9
2.4.2. Estrutura da teoria 9
2.5. Teoria da personalidade de Skinner 10
2.5.1 Realidade sócio econômica e cultural 11
2.5.2. Estrutura da teoria 11
2.6. Teoria da personalidade de Bandura 12
2.6.1 Realidade sócio econômica e cultural 12
2.6.2. Estrutura da teoria 12
2.7. Teoria da personalidade de Jung 14
2.7.1 Realidade sócio econômica e cultural 14
273.2. Estrutura da teoria 14
2.8. Teoria da personalidade de Adler 16
2.8.1 Realidade sócio econômica e cultural 16
2.8.2. Estrutura da teoria 16
CONSIDERAÇÕES FINAIS 18
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
1 INTRODUÇÃO[pic 4]
Antes mesmo de nós adentrarmos no tema especifico, julgamos conveniente fazer um breve comentário sobre o que é uma teoria e suas implicações, é bem provável que parte dos indivíduos não saiba o real significado. Numa visão mais ampla, teoria nos remete a questionar e/ou estudar uma eventual hipótese não comprovada cientificamente. Recentemente, ao vasculhar um dos endereços eletrônicos, tivemos a sorte de encontrar um vídeo publicado pelo professo Pedro Calabrez, autor do livro chamado “em busca de nós mesmo”, sócio-diretor da NeuroVox, pesquisador do Laboratório de Neurociências Clinicas da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) o vídeo fala sobre introdução a filosofia, entretanto não sabíamos que a filosofia deveria ser matéria de estudos corriqueiros na vida de todos os indivíduos devido sua grandeza de informações, durante anos foi estudada em profundidade na Grécia Antiga pelos diversos filósofos, embora a filosofia possa nos proporcionar um entendimento amplo e aprofundado sobre temas complexos como: personalidade, existencialismo, percepção de mundo, espiritualidade e por ai vai, entretanto as ideias sugerida pelos autores permite que os indivíduos aprenda a conduzirem suas vidas melhor e menos angustiante.
O presente trabalho tem por finalidade conhecer a evolução das teorias da personalidade através de historia influenciada por eventos profissionais e particulares ocorrido nas vidas dos pensadores supracitados acima, outro ponto importante da pesquisa como a personalidade influenciar na vida de cada indivíduo e seus impactos.
2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA[pic 5]
2.1. Teoria da personalidade segundo Freud
Sigmund Freud nasceu no dia seis maio de 1856 em uma pequena cidade por nome de Freiberg, Morávia, possuía um interesse profundo pelos estudos.
2.1.1 Realidade sócio econômica e cultural
Sua trajetória foi marcada por alguns acontecimentos, dentre eles a segunda guerra mundial.
2.1.2. Estrutura da teoria
Formado por três níveis estruturais designados por Freud, “consciente” pode ser definido como tudo aquilo que acontece e ao mesmo tempo o indivíduo vivencia diariamente ao longo de sua vida, o “inconsciente” imagine algo profundo que ocorreu na vida do indivíduo, mas que não é possível ser acessada. Entre os dois níveis citado anteriormente, está “pré-consciente”, onde armazenamos nossas lembranças, ideias e percepções.
Em relação a anatomia da personalidade passando a ser estudada como: “ID, EGO e SUPEREGO”.
a). Ide impossível identificar julgamento de valores nesta estrutura, geralmente são armazenados tudo que foi herdado e presente no nascimento do indivíduo.
b) O ego busca intensamente o prazer e procura evitar o desprazer, tem de controlar ou regular os impulsos do id de modo que o indivíduo possa buscar soluções imediatas e, mais realistas.
c) superego desenvolve o papel de atuação como um juiz ou senso sobre as atividades e pensamento do ego e que funciona como depósito de códigos marais, possui três importantes funções: consciência, auto-observação e formação de ideias. Geralmente grande parte do ego e do superego pode permanecer inconsciente, é necessário despender esforços para torna-lo consciente.
...